No último sábado, o programa Prefeitura no Bairro levou os serviços da Prefeitura e ouviu as reivindicações dos moradores do CDHU Saada Nader e dos bairros próximos. Nesta terceira edição, os serviços e o espaço de lazer para a criançada ficaram concentrados na escola municipal e na unidade de saúde locais. Foram mais de 1.800 atendimentos nas mais diversas áreas, como saúde, Central Agiliza (IPTU, REFIS e Pague Fácil), informações sobre cadastro habitacional e o Programa Moradia Popular, emissão de carteira de trabalho, Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), entre outros. Nesta edição as novidades foram o Gabinete do Prefeito, espaço reservado para a população conversar e apresentar suas reivindicações.
Lourdes Candido Firmino, que reside no bairro há quinze anos, foi uma das pessoas que aprovaram a iniciativa: “já fui hoje na unidade de saúde fazer o teste de diabetes, pois preciso saber como está a minha glicemia. Agora vou tirar algumas dúvidas por aqui”, disse. Para a moradora Vilma Moraes Targa, que foi conferir o Prefeitura no Bairro com o filho, a ação é boa também para quem tem certa dificuldade de locomoção. “Muita gente não tem acesso, como idosos, por exemplo. É bem perto da minha casa, então estou aproveitando.”
Serviços oferecidos
Mesmo com chuva em praticamente todo o período de atendimento, a população do bairro aproveitou os serviços. Na unidade de saúde, houve coleta de Papanicolau, vacinação, aferição de pressão, testes rápidos de HIV, glicemia, hepatite, sífilis e gravidez, além de distribuição de preservativos. Além de avaliação bucal, distribuição de escovas, escovações supervisionadas, aplicação de flúor e evidenciação de placa bacteriana.
Na área de desenvolvimento econômico, foi oferecida a emissão de carteira de trabalho, orientação sobre o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), orientações previdenciárias e informações sobre cursos gratuitos de capacitação. Na habitação, houve orientação sobre cadastro habitacional e o programa Moradia Popular. Na assistência social, ocorreu orientação e divulgação sobre os serviços oferecidos nos Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), como cursos, palestras e encaminhamentos para programas, projetos e benefícios socioassistenciais de âmbito municipal, estadual e federal, como o programa Bolsa Família e Viva Leite, Na cultura, ocorreu pesquisa de hábitos culturais e entrega de CD’S produzidos pela Lei de Incentivo à Cultura.
Houve ainda distribuição de peças arrecadadas durante a Campanha do Agasalho 2015, orientação e divulgação dos serviços oferecidos ao produtor rural, como a Patrulha Agrícola Mecanizada e assistência técnica e pesquisa sobre implantação da Feira do Produtor Rural, orientação sobre cartão do idoso e deficiente, recursos de multas e outras reivindicações relacionadas ao trânsito, divulgação de atividades esportivas e apresentação de roda de capoeira. Também foram fornecidas informações sobre merenda, transporte escolar e sobre rede municipal de educação.
A população também pôde se informar sobre os programas e ações realizadas pela Prefeitura através de distribuições de informativos contra a dengue, DST/AIDS, tuberculose, maus-tratos a animais, sobre a posse responsável, campanha cessa fogo, campanha de castração de cães e gatos, programa Bragança Recicla, Cuidando da Água e Arborização Urbana. Foram dadas ainda orientações veterinárias e sobre o programa de castração, distribuição de redutores de vazão, coleta de óleo de cozinha, pilhas, baterias e papel para reciclagem, que fazem parte do Programa de Rede de Coleta Solidária, orientações sobre plantio e doação de mudas, sobre o Mega Plantio, sobre construção sustentável, reciclagem, coleta seletiva e educação ambiental. Os moradores também tiveram atendimentos da central de serviços Agiliza (IPTU, Refis e Pague Fácil).
Parceiros
O Prefeitura no bairro também contou com o apoio de empresas e serviços como: Nova Biotec, Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra) Rede Farma Fibra, Cintia Allegro & José Alencar, Sabesp, Nossa Senhora de Fátima Auto Ônibus, Funerária Cristo Rei, Clube Alfa Car, Áurea Som e Ordem dos Advogados (OAB) de Bragança Paulista. Estes disponibilizaram serviços e atividades como orientação jurídica, sobre transporte público, massagem, limpeza de pele, brinquedos infláveis para a criançada, sorteio de brindes e distribuição de pipoca e algodão doce.
Fonte: DIMP/Bragança Paulista