No último sábado, dia 13, a Prefeitura de Bragança Paulista realizou a primeira etapa das castrações coletivas e identificação por microchip de cães e gatos cadastrados na Campanha de Castração realizada por meio do convênio com o Governo do Estado de São Paulo, através de emenda parlamentar no valor de 30 mil reais.
Foram submetidos ao procedimento cirúrgico 130 animais, sendo 76 cães e 54 gatos. A empresa responsável pelos serviços de castração foi contratada por meio de processo licitatório. Já a Prefeitura forneceu os microchips, aplicadores, materiais de limpezas e descartadores, além dos formulários para o registro geral do animal (RGA).
A ação aconteceu no Hospital Veterinário da FESB, com instalações adequadas e equipadas para os procedimentos. Aos tutores que aguardavam a liberação dos animais foram ministradas palestras pelos alunos do curso de Medicina Veterinária da FESB sobre posse responsável e reforçando os cuidados pós-cirúrgicos.
A Prefeitura de Bragança Paulista fornecerá um documento de registro geral de animais, o RGA, para todos os cães e gatos submetidos ao procedimento, contendo dados do responsável, do animal, foto e número de identificação do microchip.
O segundo mutirão acontecerá no segundo semestre de 2015, após prestação de contas da primeira etapa de castrações.
Fonte: DIMP/Bragança Paulista