Preparação da pintura – Segunda Parte: materiais à serem utilizado

Bom dia a você que está pensando em iniciar uma pintura ou para você que já está começando a fazê-la. Estas linhas são para ajudar você a ter um bom resultado nessa tarefa, não que seja algo difícil demais para ser feito, mas uma dica aqui e outra ali talvez possa fazer toda a diferença no final. Então vamos lá.

Decidi começar e a minha parede tem buracos de pregos ou por causa de algo que bateu e marcou o reboque. Neste caso deve-se utilizar uma massa pronta conhecida como “massa corrida”, esta tem a função de preencher todas as imperfeições da parede e é sem dúvida a mais utilizada podendo ser do tipo pva, para áreas internas e sem contato com umidade ou acrílica, para áreas externas e úmidas. A massa corrida é de longe a mais utilizada, mas deve-se ter o cuidado com a espessura a qual se quer utilizá-la, isso porque há o risco desta não conseguir manter-se firme quando aplicada numa camada muito grossa e acontecerá uma situação que se assemelha a como se estivesse derretendo a massa e não por nenhum defeito, mas sim por conta da espessura.  Passei a massa, ficou na parede e cobriu a imperfeição, agora antes de pintar deve-se lixar para tirar o excesso da massa e nivelar a parede. Aqui vou dar uma dica para tomar cuidado com o aspecto liso que a massa deixa e examinando a parede talvez seja mais legal utilizar uma lixa mais grossa, assim vai ficar mais natural e tirar aquela cara de “remendo” na parede.

Alguns profissionais utilizam muito o “gesso” para fazer estes mesmos reparos que se deseja utilizar a massa corrida. A vantagem é a rapidez que este seca e já pode ser lixado e a desvantagem é a pouca tolerância a água que este material possui, devendo-se apenas utilizá-lo em ambientes internos.

Outro material que está sendo utilizado com maior frequência é o “fundo preparador para paredes”, este material poderia até ser chamado de equipamento porque pode dar uma solução, apenas com a sua utilização, para muitos problemas na superfície. Um exemplo seriam aquelas paredes que por terem sido rebocadas com cal na massa acabaram por esbranquiçar e descamar, seria uma perda de tempo e dinheiro pintar uma parede calcinada, nome dado às paredes assim.  Também se utiliza o fundo preparador em paredes onde a tinta está muito velha e soltando aquele pó quando passamos a mão. Ou ainda em paredes com acabamento em gesso e que requerem uma tinta própria para a sua pintura. Aqui o fundo preparador para parede cumpre a sua função e aplicando esse material, ele vai agir colando e selando essa superfície. Agora sim podemos pintar e ter o resultado pretendido.  Uma última observação em relação ao fundo preparador, este material deve ser diluído com 50% de água pra que ele atinja sua máxima função, mesmo que pareça que está “aguado” não se preocupe é assim mesmo e deve ser aplicado em duas demãos.

“Fundo selador”, também conhecido apenas por seladora, uma de suas funções é a de deixar a sua parede mais uniforme, consegue isso porque quando aplicado, preenche aqueles furos bem pequenos do reboque e por isso a parede fica mais lisa. A outra função e a mais querida por todos nós e a questão do consumo de tinta que é bastante reduzido quando utilizamos o fundo selador. Como assim? Simples, se eu tampei todos os furinhos da parede e esta está mais lisa, logo não precisarei fazer isso utilizando a tinta e como a seladora é no mínimo 50% mais barata que a tinta, pronto fizemos muita economia. Para se ter uma ideia em números, na EXTREMA COR a seladora Eucatex está com o valor de R$ 70,00 e a tinta Eucatex alto rendimento R$ 179,99, olha a economia que faço utilizando a seladora e reduzindo o consumo de tinta em 30%.

Espero ter lhe ajudado mais um pouco nesta semana. Qualquer dúvida que você tenha, eu e a nossa equipe da EXTREMA COR estaremos aqui para ajudar a solucionar. Tenham Uma ótima semana.

Humberto Lima. (Departamento técnico – EXTREMA COR – loja de tintas)

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam