Cidadã foi vítima de uma contratação indevida que ocorria há mais de três anos
No início do mês de março, uma consumidora de 72 anos buscou o atendimento do Procon Câmara ao verificar um desconto indevido em sua conta corrente no valor de R$ 97,35. Após análise do órgão, foi identificado que se tratava de uma seguradora com sede na cidade de Porto Alegre/RS, a mais de mil quilômetros de Extrema/MG. Questionada, a cidadã afirmou que desconhecia a empresa e jamais consentiu qualquer desconto.
O Procon Câmara notificou a empresa extrajudicialmente, solicitando esclarecimentos sobre a contratação e requerendo também o cancelamento de qualquer vínculo, bem como, se constatada irregularidade na adesão, a devolução de todos os valores descontados indevidamente em dobro, com a repetição do indébito, conforme legislação vigente. A empresa, por sua vez, não conseguiu comprovar a licitude da contratação com documentos hábeis para tanto, e restituiu mais de R$ 7.000,00 à consumidora.
“É importante que todos, sobretudo, os consumidores idosos, puxem com regularidade o extrato de suas contas a fim de identificar o que está sendo descontado. No caso dessa cidadã, ela levou bastante tempo para perceber”, disse a estagiária do Procon de Extrema que atendeu o caso, Mariane Bispo.
O Procon Câmara ajuda o extremense a resolver problemas garantindo seus direitos de consumidor. O atendimento é gratuito e realizado na Rua Antônio Onisto, 369, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 3435-2052 ou no WhatsApp (35) 99907-3268.
Fonte: Assessoria Câmara Municipal de Extrema