Projeto de vereador propõe aumento da licença maternidade para servidoras

licenca-maternidade1_extrema

 

João Calixto de Morais, vereador da Câmara Municipal de Extrema/MG, está propondo que seja alterada a Lei Complementar 789, de 11/10/1990 (Estatuto do Servidor Público) para que amplie a licença maternidade que é de quatro meses para seis meses. A ideia esbarra na necessidade de uma maior possibilidade de estender a amamentação exclusiva que vai até o sexto mês após o nascimento do bebê.

João Calixto está empenhado na execução e aplicação do projeto. “Estamos aguardando a decisão do Executivo para dar resolução à questão. As mães precisam de mais tempo com os filhos – o que geram uma infinidade de benefícios sociais e familiares”, destacou.

A prorrogação da licença maternidade, que está prevista nos artigos 7º e 39º da Constituição Federal, destina-se à servidora pública mediante requerimento efetivado garantirá até o final do primeiro mês após o parto e concedido, de maneira imediata, após a fruição da licença maternidade de que trata o artigo. A prorrogação será garantida em sua mesma proporção também à empregada que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoção de criança.

João Calixto já protocolou o pedido junto à Prefeitura. Ele aguarda a análise e aprovação do projeto, para que volte a ser discutido pela Casa de Leis. (Assessoria de Imprensa /Câmara de Extrema)

 

Foto: Reprodução

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>