Projeto Educa EmCasa inicia terceiro mês e tem aprovação junto à comunidade escolar de Cambuí

A pandemia do novo Coronavírus suspendeu aulas em escolas, universidades e outras instituições de ensino ao redor do mundo por tempo indeterminado, e em nosso país não foi diferente. A alternativa encontrada por muitas dessas instituições foi oferecer aos estudantes o conteúdo que seria apresentado presencialmente em sala, adaptado e enviado por vias digitais, fazendo uso de tecnologias de ensino à distância.

No Brasil, o próprio Ministério da Educação, em 18 de março, autorizou através de uma portaria essa prática. A crise tornou-se uma oportunidade de derrubar alguns medos e preconceitos, e mostrar que a modalidade de educação a distância, ou o ensino não presencial, pode ser eficaz no aprendizado do aluno.

Assim como ressaltou a Secretária de Estado de Educação de Minas Gerais, nada substitui, principalmente nos anos iniciais da aprendizagem, a figura do Professor e sua presença com os alunos.

Dessa forma, no início do mês de maio de 2020, a Prefeitura de Cambuí deu início ao Projeto Educa EmCasa, criado para trabalhar com atividades à distância, de modo a exercitar cognitivamente, e manter o vínculo dos alunos com a Unidade Educacional e a figura do Professor.

O projeto utiliza atividades como vídeos e áudios em aplicativo de mensagem gratuito, o caderno de atividades impresso que é enviado e trocado a cada quinzena, e também o livro didático, com alunos das Escolas Municipais e Centros de Educação Infantil Municipais – CEIMs.

A empresa que presta Assessoria Técnica à Rede Municipal de Ensino realizou uma pesquisa através do “Google Forms”, com diversos atores participantes do projeto (equipe técnica da Secretaria, Diretoras, Supervisoras, Professores, Pais), e o resultado apresentado nessa quinta-feira, 02 de Julho, é de que o projeto tem ótima avaliação junto à comunidade escolar em Cambuí.

O Secretário Municipal de Educação de Cambuí, disse: “recebemos esse resultado com muita satisfação, e com os pés no chão porque é um grande desafio criar algo que substitua o trabalho desenvolvido em nossas unidades.

O Projeto Educa EmCasa é um projeto novo, implantado com a participação dos profissionais da Rede Municipal, inclusive de nossa equipe do transporte escolar, e temos a certeza de que essa avaliação positiva é fruto da dedicação e do empenho de todos, em especial dos Professores e Professoras. Em nome do nosso Prefeito e da Equipe da Secretaria Municipal de Educação queremos aqui expressar nosso agradecimento a cada servidor e servidora, e parabenizar a todos pela ótima avaliação”.

Fonte: Secretaria Municipal de Educação

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam