A ESF do bairro do Cruzeiro realiza semanalmente o Projeto Educação Temática, e no dia 23 de março, o tema apresentado foi Diarreia, com pequenas atitudes você pode se livrar dela.
Durante a palestra, as agentes comunitárias deram diversas dicas aos presentes como: Lavar as mãos com água e sabão, antes de preparar e consumir alimentos e após usar o banheiro; consumir água filtrada; não consumir gelo de origem duvidosa; lavar bem as frutas e verduras; e evitar contato com águas de enchentes ou alagamentos.
Se apresentar fezes líquidas ou de pouca consistência acompanhada de dor abdominal, procure a Unidade de Saúde Básica mais próxima.
Após essa palestra, o tema apresentado foi hipertensão. As Agentes Comunitárias de Saúde, Katia e Imaculada conversaram sobre a doença cardiovascular muitas vezes é evitável.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, as doenças cardiovasculares são as primeiras causas de morte no mundo. Algumas medidas contribuem para a prevenção e também para o tratamento da hipertensão arterial: redução do peso corporal e manutenção do peso ideal; redução de ingestão de sódio; redução no consumo de bebidas alcoólicas; exercícios físicos regulares (caminhadas de preferência todos os dias pelo menos 30 minutos); e abandono do tabagismo.
Na última segunda-feira, 06 de abril, no encontro do Projeto Educação Temática, o assunto apresentado pelo Agente Comunitário de Saúde, Paulo Sérgio, foi Constipação Intestinal, uma condição muito comum e que causa grande desconforto.
Hábitos e estilo de vida também podem dificultar os movimentos intestinais, causando a prisão de ventre: ingestão inadequada de água; ingestão inadequada de fibra; viajar; estresse; sedentarismo; resistir ao impulso de defecar; depressão; e transtornos alimentares.
Fonte: ASCOM Prefeitura de Camanducaia