Em menos de 60 dias, estudantes de todo o País vão realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na reta final de preparação, as dicas e orientações são diferentes para quem está estudando desde o início do ano e para quem resolveu se dedicar às matérias de última hora.
Para o aluno que já tem uma base bem fundamentada sobre o exame, o melhor é manter a rotina de estudos com três horas por dia de dedicação, em média. “Quem está se preparando o ano todo, agora o momento é de revisão. Procurar por provas antigas e fazer muitas questões”, diz Jean Carlos, professor de redação do Galt Pré-Vestibulares.
Outro foco desses estudantes deve ser a prática de redação. Caso o aluno já se sinta seguro com as matérias, focar na parte discursiva do exame pode beneficiá-lo. “A redação pode aumentar sua pontuação qualitativamente muito fácil. Além disso, é preciso uma boa nota nessa parte da prova para ser admitido em qualquer curso”, explica.
Ainda para os estudantes, uma outra orientação é procurar técnicas que ajudem a memorizar os conteúdos. A memória, explica Jean, não é fixa e tende a apagar aquilo que não considera importante. O aluno, dessa forma, precisa procurar meios para a memória entender que aquilo que foi estudado é importante.
Neste ano, o Enem será realizado em dois domingos seguidos: 5 e 12 de novembro. No primeiro domingo serão realizadas as provas de linguagens, ciências humanas e redação, com cinco horas e meia de prova; no segundo, matemática e ciências da natureza, com quatro horas e meia de prova.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Educação