Em um momento em que muito se alerta sobre violência obstétrica, a ação da Prefeitura tem grande importância na promoção do bem-estar das gestantes
A Secretaria de Saúde de Extrema, em parceria com o Hospital Maternidade São Lucas, promove um programa em atenção às futuras mães que farão o parto no município. Nas primeiras segundas-feiras de cada mês, visitas orientadas ao hospital são oferecidas às gestantes acima de 30 semanas de gravidez.
O objetivo é que elas visitem e conheçam as acomodações onde o parto irá acontecer, além de conhecerem as enfermeiras que auxiliarão em uma ocasião tão importante. Também é possível que elas tirem quaisquer dúvidas, para que a ansiedade pré-parto diminua e o momento seja o mais tranquilo possível.
De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Extrema, a ação ainda faz parte da ideia de humanização, apoiada pela atual gestão do município.
As visitas são realizadas toda primeira segunda-feira do mês, às 15h. Em maio, a ação acontece no dia 6. Para agendar a visita e sanar eventuais dúvidas sobre o programa, as gestantes devem procurar pelo seu PSF.
A iniciativa é extremamente importante em um momento em que muito se alerta sobre a violência obstétrica, que é caracterizada por atos que violentam física ou psicologicamente a gestante durante a gravidez, o parto e/ou o pós-parto. É necessário que a gestante conheça seus direitos e esteja respaldada em um momento tão significativo da sua vida e da vida do bebê.