O Dia Nacional do Trânsito é comemorado em 25 de setembro
Esta data está inserida na Semana Nacional do Trânsito, que ocorre anualmente entre 18 e 25 de setembro.
O principal objetivo desta data é o desenvolvimento da conscientização social sobre os cuidados básicos que todo o motorista e pedestre deve ter no trânsito.
O Dia Nacional do Trânsito foi instituído a partir da criação do Código de Trânsito Brasileiro, em setembro de 1997. Todos os anos um tema específico é debatido ao longo de toda a Semana do Trânsito. Os temas abordados são escolhidos pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
Em 2017, o tema da Semana Nacional de Trânsito escolhido foi “Minha Escolha Faz A Diferença No Trânsito”. De acordo com a Resolução nº 654/17, o tema escolhido acompanha a evolução das ações de campanha de educação de trânsito do Denatran de anos anteriores, e acompanha as ações da “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – 2011/2020”. A principal finalidade é conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e visando a participação de todos para o alcance da segurança viária.
É essencial o ensino de atitudes de respeito, precaução e responsabilidade no trânsito, para que as estatísticas alarmantes de acidentes nas estradas possam mudar.
O Brasil é um dos países com mais acidentes de trânsito, nos quais morrem por ano aproximadamente 40 mil pessoas.
Outra data que marca essa Semana de reflexões sobre as posturas no trânsito é o “Dia Mundial Sem Carro” ou “World Car Free Day”, comemorado no dia 22 de setembro. A data foi criada com o objetivo de incentivar as pessoas a refletirem sobre os enormes problemas que o uso excessivo dos veículos, nas grandes cidades, pode causar ao meio ambiente e ao bem-estar da sociedade.
O Car-Free Day começou oficialmente na França, em 22 de setembro de 1997, e logo em seguida se espalhou por milhares de outras cidades europeias. Com o sucesso dos eventos, em 2002, a comissão organizadora do Dia Europeu Sem Carro, lançou a Semana Europeia da Mobilidade.
Dia Mundial Sem Carro no Brasil
No Brasil, a data foi comemorada pela primeira vez em 2001, nas cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas (RS); Piracicaba (SP); Vitória (ES); Belém (PA); Cuiabá (MT), Goiânia (GO); Belo Horizonte (MG); Joinville (SC); São Luís (MA), onde os participantes organizaram “bicicletadas” para celebrar o dia e conscientizar a população.
Inspirados no modelo europeu, o Brasil também aderiu a Semana da Mobilidade e, desde 2010, prepara uma agenda com discussões e atividades para ajudar a desenvolver um senso crítico na sociedade sobre os grandes males que o CO2 (gás carbônico) liberado pelos carros e motos podem causar ao meio ambiente e à saúde humana.
Algumas das atitudes que ajudam a evitar acidentes no trânsito são:
Não dirigir alcoolizado;
Não usar o celular enquanto dirige ou atravessa as ruas;
Não ultrapassar o limite de velocidade;
Usar sempre o cinto de segurança;
Atravessar a rua nas faixas de pedestres;
Conhecer e respeitar todos os sinais e leis de trânsito.
Faça a melhor escolha e garanta um trânsito mais seguro
No trânsito sempre é preciso fazer as melhores escolhas. Só desse modo os condutores de veículos, motociclistas, ciclistas e até mesmo os pedestres contribuirão para que o país deixe para trás o cenário de guerra vivido diariamente nas vias e nas rodovias, e que mata mais de 40 mil pessoas a cada ano, deixando, além disso, cerca de meio milhão de outras pessoas com sequelas permanentes, representando um custo emocional, financeiro e social que, mesmo indiretamente, afeta toda a população.
E o que são as melhores escolhas? A resposta é simples; é não falar ao celular quando se está ao volante; não beber e dirigir; respeitar as placas de sinalização (que, se estão postas naquele local é porque têm uma finalidade específica); não ultrapassar o limite de velocidade; usar o cinto de segurança (inclusive no banco traseiro); usar, respeitando as regras para cada idade, os bebês-conforto, cadeirinha e assento de elevação para transportar crianças de até 10 anos (sempre no banco de trás), entre inúmeras outras.
Todos devem ter a consciência de que um trânsito seguro depende do grau de responsabilidade de cada um quando senta ao volante de um veículo. Devem ter claro, também, que acidentes não ocorrem por acaso e sim porque alguém fez a escolha errada.
Portanto, contribua para um trânsito menos violento. Faça a melhor escolha e esteja certo de que ela fará a diferença.
O Jornal O Registro é um apoiador do “Maio Amarelo” movimento que nasceu para envolver todos os segmentos em discussões e ações que promovam a segurança no trânsito e reduzam as estatísticas de acidentes. Entre os dias 18 a 25 de setembro comemora-se a Semana Nacional do Trânsito e, para marcar a data, o Jornal O Registro, com o apoio da Prefeitura Municipal de Extrema, Câmara de Vereadores e Polícia Militar lançará este ano um livreto informativo, contendo algumas dicas de segurança no trânsito.
Além do livreto, que será distribuído gratuitamente na cidade, a equipe do jornal e seus apoiadores realizaram algumas ações para marcar as comemorações da Semana Nacional de Trânsito. Confira a programação:
Dias 19, 20 e 21 haverá uma breve palestra, com a responsável pelas ações da Semana Nacional de Trânsito, Tenente Kênia Rodrigues e distribuição do livreto para os alunos do 3º ano do Ensino Médio do município.
Dia 20 de setembro, blitz educativa, com a presença da PM de Extrema e equipe do Jornal.
Dia 21 de setembro, blitz educativa na Praça Presidente Vargas e ações sociais com o apoio da equipe de saúde da Prefeitura Municipal e apoio do Corpo de Bombeiros.
Faça a melhor Escolha e garanta um Trânsito mais seguro!
Com informações: www.minhaescolha.org.br