Durante o mês de setembro é realizada a campanha de Prevenção ao Suicídio. São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Em Extrema, a Secretaria de Saúde conta com o auxílio da Central de Atendimento Emocional (CAEM), que está realizando atendimento online como forma de prevenção ao Coronavírus. Somente no mês de agosto, a central realizou 32 atendimentos.
O serviço atende pessoas que apresentam necessidades de atendimento psicológico devido à fragilidade emocional ou sintomas psicológicos tais como depressão, ansiedade e pensamentos de morte, entre outros.
Além do CAEM, a Secretaria de Saúde conta com o atendimento do CAPS, que tem como objetivo tratar e reabilitar as pessoas com transtornos mentais. Esse é um serviço de porta aberta, ou seja, a demanda pode vir de maneira espontânea (as pessoas chegam pedindo ajuda) ou são encaminhadas pelos diversos dispositivos da rede, como PSF, pronto socorro, escola, assistência social, entre outros.
A Central de Atendimento Emocional realiza os atendimentos por vídeochamada, áudio e texto via WhatsApp, Skype e Facebook de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Caso o cidadão precise deste atendimento, deverá ligar para o telefone (35) 3435-5602 ou entrar em contato pelo e-mail caem@extrema.mg.gov.br para agendar o atendimento com um dos psicólogos disponíveis.
Já o CAPS está com os atendimentos normalizados. Para entrar em contato, basta ligar para (35) 3435-4587 ou pelo e-mail caps@extrema.mg.gov.br