Se os pais estavam preocupados com a concentração dos filhos nas aulas on-line da pandemia, imagine aqueles que convivem com crianças que apresentam sintomas de TDAH, o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Elas não param quietas na cadeira, não concluem os trabalhos que iniciam e se dispersam com facilidade durante a explicação, portanto precisam de uma atenção especial de seus mediadores no aprendizado.
Para o professor de ginástica para o cérebro Léo Kawashita, os pais de crianças com TDAH estão tendo a oportunidade de acompanhar de perto o comportamento dos filhos durante as aulas, por mais trabalhoso que isso seja.
“Os pais agora podem observar seus filhos de perto, para conhecê-los melhor e ajudá-los. Existem estratégias que, muitas vezes, os professores não conseguem aplicar em sala de aula por conta do grande número de alunos.”
“O caminho para o desenvolvimento cognitivo das crianças com TDAH pode ser mais leve à medida que as pessoas que estão a sua volta percebem e entendem o desafio delas e são pacientes para ajudá-las. A criança com TDAH é como as outras crianças, são igualmente capazes e ainda são muito criativas”, lembra Kawashita.
Entre as estratégias mencionadas por ele, estão a organização do ambiente, a higiene da mesa de estudos e o hábito de anotar na agenda as atividades da rotina escolar. Além disso, existe o exercício cerebral, que estimula o desenvolvimento de foco, concentração e raciocínio.
O TDAH pode se apresentar em diversos graus e, nos casos mais brancos, os pais e os educadores podem auxiliar bastante, até que a criança desenvolva estas habilidades cognitivas. No entanto, se os pais percebem que a criança não está avançando, devem procurar um médico especialista para fazer um diagnóstico.
Fonte: BRZ Content