Na última sexta-feira, dia 28 de agosto, ocorreu no Núcleo de Apoio ao Professor e Aluno (Napa), o Terceiro Papo Sério de Jovens. O evento, que tem como foco principal permitir que os jovens do município participem da elaboração das políticas públicas voltadas a eles, recebe mais participantes a cada edição. Neste ano, quase 500 pessoas participaram. Entre elas estava o prefeito Fernão Dias e a presidente do Fundo Social de Bragança Paulista, Rosangela Leme, secretários municipais, representantes do poder Judiciário, Executivo, Legislativo, Polícia Militar e Civil, Diretoria de Ensino, Comenor, Fundação Casa, representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), alunos de escolas estaduais e também adolescentes atendidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Programa de Educação para o Trabalho e outros. O evento, que é realizado desde 2013 com total apoio da Prefeitura, teve em sua abertura a apresentação da Orquestra de Metais Lyra Sinfônica e, em seguida, o coral de adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV). Além disso, outras apresentações e atividades ocorreram para que os jovens pudessem expor ideias, debater e questionar melhorias nas áreas da saúde, educação, cultura, esporte, lazer, segurança e família, meio ambiente e trabalho.
O prefeito Fernão Dias disse estar emocionado em poder participar de mais uma edição do evento e parabenizou todos os envolvidos no projeto e reforçou o compromisso da Administração com os jovens, que é de dar assistência e oferecer oportunidades para que todos possam alcançar seus objetivos pessoais e profissionais.
O secretário de Ação e Desenvolvimento Social, Marcos Roberto dos Santos, que faz parte da comissão organizadora do projeto, reafirmou o compromisso e disse que, desde o início, o governo municipal entendeu a importância do projeto e se prontificou a colaborar para que tudo acontecesse. “Isso não é um trabalho de uma pessoa só, de uma entidade só, mas sim de todos nós. É importante que a gente pare pra pensar que o “eu” constrói muros que nos separam das pessoas. Mas quando falamos nós fizemos, vamos discutir políticas públicas, construímos pontes. E as pontes unem as pessoas, o que é de extrema importância para o futuro do município e de nosso país.”
Ao final do encontro, foi elaborado relatório com reivindicações e propostas dos jovens sobre os assuntos abordados, que será encaminhado para avaliação e discussão entre as autoridades competentes e todos os envolvidos no projeto. Entre as conquistas ao longo desses três anos, foi incluída no Plano Municipal de Saúde moção apresentada e contemplada na 5ª Conferência Municipal de Saúde, que descentraliza as atividades oferecidas no Espaço do Adolescente. Com ela, as unidades de saúde do município devem oferecer tais serviços. Além disso, após a alteração da Lei Orgânica do Município, os jovens maiores de 16 anos têm autorização para fazer uso da Tribuna Livre durante as sessões ordinárias do Poder Legislativo de Bragança Paulista, mediante autorização dos pais ou responsáveis, e também a criação da Lei de nº 4451, de 1º de dezembro de 2014, que incluiu no calendário de eventos do município o Papo Sério de Jovens.
Fonte: DIMP/Bragança Paulista