O Curso acompanha as mudanças recentes no Código de Processo Civil.
A Universidade São Francisco (USF) está com inscrições abertas, até 29 de março, para o curso de “Capacitação e aperfeiçoamento de mediadores e conciliadores”. As aulas poderão ser realizadas no modo presencial e a distância. As inscrições podem ser feitas pelo site usf.edu.br/extensão.
Desde o início de 2016 está em vigor no país a Lei 13.140/2015, a chamada Lei de Mediação, que regulamentou a profissão de mediador e passou a definir princípios, regras e procedimentos para a solução de conflitos por meio da mediação. A mediação e a conciliação são formas consensuais de resolver conflitos. Quando se opta pela mediação e a conciliação, segue-se um caminho pelo qual a solução é construída pelas próprias partes com a ajuda de uma terceira pessoa capacitada, neutra e imparcial.
O curso da USF tem carga-horária de 45 horas de aulas teórico-práticas e 60 horas de estágio supervisionado, totalizando 105 horas de curso, as aulas ocorrerão no Campus Bragança Paulista aos sábados durante seis meses. O curso acompanha uma tendência que está definida no novo Código de Processo Civil, que tem como princípio fundamental do processo a solução pacífica dos conflitos, por meio da adoção obrigatória dos meios consensuais como a mediação e a conciliação.
O corpo docente da USF é formado é formado por Desembargadores, Juízes, Advogados, Psicólogos e Mediadores, todos com experiência na área de mediação e conciliação. O curso é referência nacional na formação e aperfeiçoamento de profissionais que pretendem atuar na solução pacífica de conflitos. “Trata-se, como se vê, de um novo paradigma na solução de controvérsias, o que se alinha perfeitamente com o ideal da Universidade São Francisco de educação para a paz. Esse novo paradigma exigirá a formação de profissionais diferenciados, que conheçam as técnicas de mediação e conciliação e que tenham capacitação para atuar nas mais variadas áreas onde a mediação tem lugar, particularmente nos conflitos de família, de vizinhança, civis, empresariais, no ambiente escolar, nas comunidades e até no âmbito criminal, por meio da chamada Justiça Restaurativa”, explicou o coordenador do Curso, professor Jorge Tosta.
O curso tem como público-alvo estudantes, Mediadores, Conciliadores, Juízes, Promotores, Advogados, Delegados de Polícia, Psicólogos, Assistentes Sociais, Professores, enfim profissionais de qualquer área e que tenham interesse em mediar conflitos ou obter capacitação para o exercício da profissão de mediador no âmbito judicial ou privado.
Site: www.usf.edu.br
Fonte: Ascom/USF