A vacinação é a estratégia mais importante para evitar novos surtos dessa doença. Veja as principais modificações para a nova temporada.
A Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza, estratégia do Ministério da Saúde para diminuir o impacto da gripe em todo o país já começou. A gripe é uma infecção viral respiratória aguda facilmente contagiosa que pode afetar pessoas de qualquer idade causada por quatro diferentes cepas do vírus influenza.
É uma doença séria, que mata mais de 650 mil pessoas todos os anos, de acordo com um recente levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS). Além de causar aqueles sintomas clássicos como febre alta, nariz entupido, cansaço e dor no corpo, ela está por trás de complicações como pneumonia e infarto.
Quais os vírus que contém na vacina?
Todos os anos, os subtipos dos vírus da gripe que serão incluídos no imunizante mudam. Isso porque os diferentes causadores dessa infecção circulam pelo mundo e sofrem mutações com frequência.
Quem define a composição da vacina é a própria OMS, que reúne e analisa as informações enviadas por centros de vigilância de todos os países. A partir desses dados, os pesquisadores atuam sobre a composição da vacina e fazem o anúncio dos tipos de vírus incluídos. Nesta temporada serão os vírus H1N1, o H3N2 e o influenza do tipo B Yamagata.
Quais são os grupos de risco?
Todos podem contrair o vírus da gripe, mas crianças menores de 5 anos, idosos, grávidas e portadores de doenças crônicas (asma, diabetes e doenças cardíacas) ou imunocomprometidos apresentam maior risco de complicações da doença.
Como se prevenir?
A prevenção se dá pela lavagem das mãos, cobrir a boca com lenço ao tossir e espirrar e o mais importante á vacinação.
Na clínica Brincar já está disponível a vacina da gripe Tetravalente 2018, uso adulto e pediátrico (acima de 6 meses de idade). Pense em sua proteção e de toda sua família!
Por: Enfª Mariana Dias e Zuleica Matias