17 de agosto: Dia Nacional do Patrimônio Cultural

_usar essa site

Nesta sexta-feira, dia 17 de agosto comemorou-se o Dia Nacional do Patrimônio Cultural. Em Extrema, o COMPACE – Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Extrema, destaca a importância de manter a autenticidade e integridade dos bens tombados e inventariados.  Os bens tombados do município são: Capela Nossa Senhora Aparecida no Bairro Salto do Meio, Capela Nossa Senhora da Imaculada Conceição no Bairro do Godoy, Mirante da Caixa D’água.

Importância da Preservação: O primeiro é conhecer seu valor histórico, artístico, científico e/ou afetivo. Outra condição fundamental é o seu uso efetivo, pois nada contribui tanto para a degradação de um prédio como sua não utilização. A manutenção sistemática e a restauração, preventiva ou corretiva é a melhor maneira de se preservar um patrimônio tombado.

Em comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural, durante o FLEX – Festival Literário de Extrema, foi realizada uma homenagem aos patrimônios tombados de Extrema. A contação de história da “Bimboleta”, feita aos alunos dos CEIMs foi em alusão aos bens tombados, em especial a Escola Estadual Odete Valadares, onde de forma divertida, lúdica e encantadora falaram da importância em se preservar a cultura do município.

DSC_0310

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam