2º Festival Literário de Extrema terá programação especial com diversas atrações

Entre os dias 13 e 16 de agosto acontece o 2º Festival Literário de Extrema.Com diversas atrações literárias e culturais, o evento agitará o município. Produzido por Marcelo Spoomberg, o festival terá programação para todas as idades e gostos. Escritores, peças de teatro, shows musicais, mostra de cinema, artistas circenses e outras atrações invadirão Extrema.

Para dar mais detalhes sobre o Festival, o jornal O Registro entrevistou Marcelo, que falou sobre a programação, sua expectativa e a criação do evento que conta com o apoio da Prefeitura de Extrema e diversas empresas.

De acordo com o Marcelo, o evento foi produzido atrair a família extremense e também os turistas da região que podem estar interessados em participar de um evento com características culturais. “Além do Festival, o turista pode usufruir da beleza da cidade, saborear a gastronomia local que tem ótimos restaurantes e se hospedar aqui, já que temos vários hotéis de qualidade. Acreditamos que o festival agrega na economia de Extrema”, afirma.

Com o tema Violência na literatura, o evento terá diversas mesas de debates com autores de alguns livros como Dr. Guido Palomba, Ilana Casoy, Reinaldo Moraes, Rafael Montes, Luiz Biajoni e Ana Paula Maia. O Autor Rubem Fonseca, homenageado pelo festival, também será tema de uma mesa com os autores Ariovaldo Vidal e Paulo Parisot. O apresentador da Rede Record, Marcelo Rezende, também fará uma apresentação falando sobre Jornalismo Investigativo.

Entre os shows musicais, a maioria dos artistas são extremenses e irão apresentar repertório autoral em apresentações que acontecem na sexta-feira e sábado, 14 e 15 de junho. Raiane Star, violinista da região, também é uma das atrações do Festival.

As oficinas do Festival irão ser divididas para educadores e público-geral com diversas opções. A maior delas será a coordenada por Lucia Caetano (Coordenadora de Jornalismo), Saulo Velasco (Coordenador de Fotografia) e Wilq Vicente (Coordenador de Vídeo) que irão ensinar 30 alunos entre 14 e 18 anos técnicas de vídeo, foto e reportagem.

“Ano passado trouxe uma equipe da minha produtora para documentar o festival e esse ano resolvi fazer diferente trazer um equipe para ensinar 30 alunos do município de 14 a 18 anos, eles terão acesso livres e prioritário aos escritores, um colete escrito imprensa, jovem repórter e o logo do festival. Tudo que eles produzirem será postado na página do Festival. Essa oportunidade é uma forma de profissionalizar, dar um estímulo, se a pessoa quiser seguir na carreira do audiovisual esse será o pontapé inicial, para o jovem ver que tem possibilidade real de trabalho”, explica o Produtor.

Como no ano passado, o Festival contará com a presença de uma grande livraria de São Paulo que dará oportunidade para quem gosta de literatura comprar os livros dos escritores presentes no evento e de outros com preços acessíveis. “Um pai que quer estimular seu filho a ler, com pouco recurso ele consegue uma quantidade grande e boa de livros”, garante Marcelo.

O evento contará também com games, como o “Eu sei como escreve” e o concurso de redação “O Meio Ambiente” inspirado em dona Cloé que contará com a participação dos alunos das escolas extremenses divididos em três categorias por idade, o vencedor da atividade ganhará equipamento eletrônico.

A 1º Mostra de Cinema de Extrema será realizada durante o festival com 5 filmes apresentados no Cine Teatro e após exibição discussão sobre o mesmo com um dos idealizadores. As exibições acontecem nos dias 13,14 e 15 de agosto.

O Produtor, Marcelo Spoomberg, afirma que o povo extremense tem sede de cultura e que espera um grande público no evento. “Eu gostaria que a cidade viesse para o festival, que atraísse turistas, que enchesse hotéis e restaurante, que fosse um motivador econômico, cultural e educacional para o município. Eu acredito que o Festival se tornará uma marca da cidade, um festival para permanecer por longo tempo, algo que continue pela vida e quando as pessoas se lembrarem de Extrema lembrem-se do festival com um marca forte e positiva”, espera.

Marcelo também agradece a Prefeitura de Extrema pelo apoio. “Eu tive a ideia do festival, propus para a Prefeitura que é uma grande parceira, sem a Administração Municipal não teria evento. Alguém tem que acreditar, o Dr Luiz Carlos Bergamin acreditou e a Giovana Zecchin também foi importante no primeiro evento. Tenho também o apoio do Pablo Farina, Gerente de cultura, outro parceiro incansável, é precisa ter essas pessoas com visão”, agradece.

O Festival literário contará também com sebos, instituições de ensino, lançamentos de livros de escritores da região e atividades ligadas à literatura.

Confira a programação completa aqui.

 

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>