Parceria entre Ministério Público e Prefeitura de Extrema viabilizou o projeto
A qualificação profissional terá mais um grande impulso em Extrema com a provação do projeto “Extrema Qualifica: Ação Social para Formação Profissional no Turismo” aprovado na 45ª Reunião Ordinária do Grupo Coordenador do FUNEMP – Fundo Especial do Ministério Público do Estado de Minas Gerais.
O FUNEMP assegurar recursos para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos.
O projeto, que será executado pela Secretaria de Turismo em parceria com as Secretarias de Assistência Social e de Desenvolvimento Econômico, e visa qualificar profissionalmente a população extremense, com faixa etária de 16 a 60 anos, em especial aquelas desempregadas ou assistidas pelo Cadastro Único do Governo Federal pelo programa Bolsa Família.
Através do SENAC, entidade parceria do projeto, serão disponibilizadas 500 vagas para 11 cursos profissionalizantes, 9 workshops e 1 palestra nas áreas de Turismo e Hospitalidade, num prazo total de 3 anos para execução.
O valor do R$ 507.654 será investido pelo Ministério Público enquanto a Prefeitura Municipal fará a contrapartida de R$121.960,00 para insumos a serem utilizados durante a realização dos cursos.
O projeto será fiscalizado e acompanhado pela Promotora de Justiça de Extrema, Dra Rogéria Cristina Leme.
O chamamento público e triagem das pessoas assistidas pelo Cadastro Único para a qualificação profissional do presente projeto será realizada pelo corpo técnico da Secretaria de Assistência Social.
Enquanto a Secretaria de Desenvolvimento Econômico monitorará a efetividade do presente projeto por meio da taxa de empregabilidade a ser medida semestralmente no Balcão de Empregos.
A Secretaria de Turismo realizará ainda uma atividade educativa em cada curso do presente projeto com objetivo de despertar o sentimento de conservação ambiental e informar sobre a oferta turística municipal organizada em Rotas Turísticas.
Fonte: Ascom – Prefeitura de Extrema