Agência Nacional das Águas (ANA) realizará seminário em Cambuí

Cambuí sediará, no dia 09 de agosto, um seminário regional do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Grande.

O evento será realizado no Teatro Municipal. A iniciativa da é Agência Nacional de Águas (ANA) e dos Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Grande (CBH Grande) e Sapucaí(CBH-Sapucaí). Serão promovidos 13 encontros em municípios das bacias afluentes, entre os dias 1º e 14 de agosto.

Em Minas Gerais, os seminários serão realizados em diferentes datas nas cidades de Lavras, Uberaba, Passos, São João Del Rei, Cambuí, Alfenas, Três Corações e Andradas. Os encontros em São Paulo acontecerão em Ribeirão Preto, Barretos, São José do Rio Preto, Franca e Campos do Jordão.

Durante os seminários serão apresentados o Prognóstico e o Plano de Ações do PIRH-Grande, documentos que apontam objetivos e metas de quantidade e qualidade das águas, levando em consideração as atuais e futuras demandas. Esses dois documentos compõem o plano de recursos hídricos da bacia hidrográfica e foram elaborados a partir de um amplo diagnóstico em que foram evidenciados os conflitos e problemas relacionados ao uso, à demanda e à disponibilidade hídrica em toda a área da bacia.

Dentre os principais conflitos identificados no diagnóstico podem ser citados: a degradação da qualidade da água, provocada pelas atividades industriais, minerárias, pelo lançamento de esgoto e mau uso do solo; erosão acentuada em toda a bacia; riscos de inundação; manejo inadequado do solo; escassez de pontos de monitoramento; e perdas no abastecimento de água em quase toda a extensão da bacia hidrográfica.

O Prognóstico do PIRH-Grande estimou quatro cenários para o uso das águas na bacia hidrográfica, a partir de critérios como o balanço hídrico, a identificação de áreas de conflito atuais e de potenciais conflitos futuros. Com base nos cenários propostos, o Plano de Ações pretende alcançar e manter a sustentabilidade hídrica e socioambiental da bacia e a sustentabilidade operacional do PIRH-Grande a partir de três componentes estratégicos, a saber: Instrumento de Gestão de Recursos Hídricos; Conservação dos Recursos Hídricos; e Governança.

Renato de Oliveira Aguiar – Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sapucaí

Fonte: Ascom – Prefeitura de Cambuí

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>