O ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse, nesta quinta-feira (23), que o governo pretende criar dez novos institutos federais de educação profissional, a partir do desdobramento de campi já existentes.
A declaração foi na abertura da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica. O ministro defendeu o valor da educação profissional e técnica. Milton Ribeiro disse que o mercado está com espaço para vagas de profissionais técnicos.
Na cerimônia, o ministério da Educação anunciou 14 medidas para fortalecer a Educação Profissional e Tecnológica no país. Os projetos anunciados estão alinhados ao programa Novos Caminhos.
Tratam desde o fomento à formação técnica de jovens e adultos ao estímulo à inovação e empreendedorismo, com atendimento a micro e pequenas empresas por parte de professores e estudantes.
Um anuário estatístico vai subsidiar políticas e estudos para o desenvolvimento de indicadores da educação profissional. Outra medida é um painel para dar transparência aos investimentos na Bolsa-Formação, que visa oferecer cursos técnicos gratuitos.
Foi anunciada ainda uma nova fase da rede Re-Saber, que vai ampliar a certificação de profissionais que reúnem saberes e competências ao longo da vida, mas não tem o reconhecimento formal. O MEC vai cadastrar as instituições que farão esse reconhecimento.
A Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica começou nesta quinta-feira e vai até sábado (25).
Fonte: Agência Brasil