MEC quer criar novos institutos federais de educação profissional

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse, nesta quinta-feira (23), que o governo pretende criar dez novos institutos federais de educação profissional, a partir do desdobramento de campi já existentes.

A declaração foi na abertura da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica. O ministro defendeu o valor da educação profissional e técnica. Milton Ribeiro disse que o mercado está com espaço para vagas de profissionais técnicos.

Na cerimônia, o ministério da Educação anunciou 14 medidas para fortalecer a Educação Profissional e Tecnológica no país. Os projetos anunciados estão alinhados ao programa Novos Caminhos.

Tratam desde o fomento à formação técnica de jovens e adultos ao estímulo à inovação e empreendedorismo, com atendimento a micro e pequenas empresas por parte de professores e estudantes.

Um anuário estatístico vai subsidiar políticas e estudos para o desenvolvimento de indicadores da educação profissional. Outra medida é um painel para dar transparência aos investimentos na Bolsa-Formação, que visa oferecer cursos técnicos gratuitos.

Foi anunciada ainda uma nova fase da rede Re-Saber, que vai ampliar a certificação de profissionais que reúnem saberes e competências ao longo da vida, mas não tem o reconhecimento formal. O MEC vai cadastrar as instituições que farão esse reconhecimento.

A Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica começou nesta quinta-feira e vai até sábado (25).

Fonte: Agência Brasil

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam