“A EDUCAÇÃO VEM DE BERÇO”

Rodrigo_artigo

 

Quem nunca ouviu a seguinte frase: “educação vem de berço”? Você sabe o que isto significa?

No caminho da aprendizagem, os professores são os profissionais essenciais, responsáveis pela educação e formação dos alunos, mas para isso é NECESSÁRIO a participação dos pais em sua formação.

Em 1988, a Constituição Federal do Brasil assegurou a todos os cidadãos o direito a educação, que deve abranger os seguintes processos: formação, convivência humana, relação no trabalho e nas instituições de ensino, movimentos sociais, organizações e manifestações culturais.

Porém, para que este objetivo constitucional seja atingido, é de suma importância reiterar que é EXTREMAMENTE importante, a participação dos pais no convívio com seus filhos. Veja o que diz o Artigo 2º da Lei de diretrizes e bases da educação nacional (Lei 9.394/96):

“A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”

Neste diapasão, há leis que garantem sim o direito a educação, mas estas independem de qualquer natureza política para que o objetivo dentro do ambiente escolar seja atingido. É a partir de então que entra a participação dos pais no convívio familiar.

 

Recentemente, na cidade de Bragança Paulista/SP, a Vara do Juizado Especial Cível condenou um aluno a indenizar a professora em R$ 10.000,00 (dez mil reais) por ter jogado uma “casca de banana” sobre a professora de uma escola da rede pública.

 

Segundo o site de notícias da UOL, o  juiz Paulo Haye Biazevic, em sua decisão, afirmou que a conduta do aluno expôs a docente ao ridículo e atingiu a autoridade da professora, completando:

A conduta do réu, embora simbólica, não é isolada. Em um momento histórico onde as ruas do país são tomadas por pessoas exigindo melhorias na educação, jovens esquecem que, além de direitos, eles também têm deveres. Não basta bradar por investimentos em educação se, na sala de aula, quem se dedica à tarefa de ensinar não é respeitado. Qualquer esforço do Poder Público para melhorar a educação do país cairá por terra se os alunos não estiverem dispostos a aprender.

É por este motivo, que todos os pais devem conscientizar e educar seus filhos, desde criança, para que fatos como este não ocorra em seu crescimento. Não se esqueçam que a desmotivação dos professores, além do salário, é grande parte atribuída à postura dos jovens da atualidade. “Muito bem lembrado pelo Excelentíssimo Juíz Paulo Haye Biazevic, os jovens alunos, além de direitos, também têm deveres a serem cumpridos.”

Rodrigo Leça é estudante assíduo do curso de Direito na FAEX (Faculdade de Extrema). Atualmente trabalha no Procon de Extrema/MG (Órgão de Defesa do Consumidor), além de aperfeiçoar seu aprendizado em um escritório de advocacia local. Recentemente participou do Encontro Técnico dos Procons de Minas Gerais; Realizou diversos cursos como PNL – Programação Neuro Linguística; Habilidades Sociais;  Relações interpessoais; Lealdade e Assertividade, pela EDS PROATIVA; Liderança, Ética e Integração de Pessoas – FAEX; Excelência em atendimento ao Público – SENAC; No ano de 2012 recebeu da Câmara Municipal de Extrema moção de mérito pelo excelente trabalho realizado em prol da população; e em sua jornada recebeu das mãos do Presidente da empresa Coca-Cola do Brasil, o diploma de reconhecimento à dedicação e comprometimento à crianças com dificuldades especiais em aprendizagem. Atualmente, Rodrigo Leça é colunista do Jornal O Registro Sul de Minas e Região Bragantina, onde todas as semanas traz novidades a cerca dos direitos e deveres como cidadãos.

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>