Abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes são temas de palestra

Na manhã desta quinta-feira, dia 18 de maio aconteceu no Cine Teatro “Fabio Andrade de Oliveira – Fabinho” duas palestras sobre o tema da campanha “Faça Bonito, Proteja Nossas Crianças e Adolescentes” que combate a exploração sexual das crianças e adolescentes. A 1º palestra foi realizada pelo Centro Regional de Atenção aos Maus Tratos na Infância (CRAMI) e a 2ª palestra foi ministrada pela Dra. Rogéria Cristina Leme, Promotora do Ministério Público de Extrema.

O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

As ações foram realizadas em virtude do dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, quando nacionalmente é realizado o enfrentamento e luta pela causa. A data de 18 de maio para combate a violência foi escolhida como símbolo da luta pelos direitos de crianças e adolescentes, em lembrança ao sequestro da menina Araceli Cabrera Sanches, estuprada e assassinada aos 8 anos de idade, em 18 de maio de 1973, em Vitória/ES. O corpo foi encontrado 6 dias depois, completamente desfigurado e com sinais de abuso sexual. Os responsáveis pelo crime não foram condenados.

As palestras têm por objetivo combater a violência e a exploração sexual das crianças e adolescentes e ainda orientar pais e responsáveis no diálogo, empatia e comunicação eficaz com as crianças, porém, mais do que à mobilização do Poder Público nas diversas esferas de governo, é importante a mobilização da sociedade civil organizada para a formação de redes eficientes, que atuem na prevenção, proteção imediata e interrupção da violência vivida.

A participação da sociedade civil é fundamental, principalmente nas denúncias junto do Disque Direitos Humanos pelo telefone 100 ou nos órgãos municipais, que podem ser realizadas inclusive de forma anônima e ajudam não apenas no Dia Nacional de Combate, mas diariamente na luta contra a violência e abuso sexual. Caso você tenha suspeita ou conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência, denuncie.

Mais informações podem ser obtidas junto ao Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) na Rua Cel. Teófilo Cardoso Pinto, nº 148 – Centro, pelo telefone (35) 3435-6009 ou ainda pelo e-mail creas@extrema.mg.gov.br

Com informações: Ascom/Prefeitura de Extrema

 

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>