Administração Municipal acompanha inauguração do Serviço de Radioterapia do HUSF

Serviço atenderá cerca de 480 pacientes por mês de 11 municípios da Região Bragantina

 

Na manhã desta quinta-feira (22/04), a Prefeitura Municipal de Bragança Paulista prestigiou a abertura do serviço de Radioterapia do Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus (HUSF), inédito na Região Bragantina.

O Poder Executivo foi representado pelo Vice-Prefeito Amauri Sodré e pela Secretaria Municipal de Saúde Marina de Oliveira. A cerimônia contou ainda com as presenças do Vice-governador Rodrigo Garcia, do Secretário de Estado da Saúde Jean Gorinchteyn, do Deputado Estadual Edmir Chedid, dos Deputados Federais Vanderlei Macris e Herculano Passos, e da Presidente da Câmara de Bragança Paulista, Gislene Bueno.

O projeto faz parte do Plano de Expansão de Radioterapia idealizado pelo Ministério da Saúde, com a construção e fornecimento de equipamentos. O serviço trará mais qualidade de vida às pessoas que lutam contra o câncer na Região Bragantina, impedindo longos deslocamentos para outros centros.

“É uma satisfação a entrega deste serviço de radioterapia que será referência na região Bragantina, atendendo até 480 pessoas por mês. O serviço vai permitir que os pacientes que enfrentam a doença, num momento difícil, possam ficar próximos das suas famílias e não precisem se dirigir para tratamentos em outra região”, afirmou o Vice-governador Rodrigo Garcia em entrevista à imprensa.

O Governo do Estado repassará R$ 960 mil anualmente para custeio deste novo atendimento, permitindo a realização de 5.760 sessões radioterápicas por ano e incrementando, assim, a assistência aos pacientes de Bragança e região na sua própria área de residência, evitando assim deslocamentos à Campinas, onde estão referências como HC da Unicamp e o Hospital Boldrini.

O serviço integra o Plano de Expansão de Radioterapia do Ministério da Saúde, que cedeu o acelerador linear e a obra para instalação do equipamento.

“Esse Serviço de Radioterapia será de grande importância para toda a população bragantina e da região, que não precisará se deslocar para outras regiões”, destacou o Vice-Prefeito Amauri Sodré.

“É um serviço muito importante não somente para Bragança Paulista, mas para toda a região, pois os pacientes poderão tratar a doença mais perto de suas residências”, afirmou a Secretaria Municipal de Saúde Marina de Oliveira.

O Deputado Estadual Edmir Chedid também comentou sobre a inauguração do Serviço de Radioterapia. “O Estado vai ajudar a custear esse serviço junto ao Hospital Universitário, que atenderá cerca de 480 pessoas por mês. É um serviço novo para a região, que vai ajudar muito a nossa população”, destacou o parlamentar.

“A palavra que temos hoje é esperança. De todos aqueles que encontrarão o acolhimento que tanto faz bem nesse momento de dor. Hoje é dia de festa. Nós agradecemos muito ao Governo do Estado pela parceria”, afirmou Frei Francisco Belotti, presidente nato da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, entidade mantenedora do HUSF.

A estrutura da radioterapia conta com três consultórios médicos, um consultório multiprofissional e uma sala reservada à física médica, além de sala de observação (com três leitos), sala de planejamento da física médica, sala de controle do bunker e área para conforto aos colaboradores do setor. O prédio da Radioterapia, com área total de 722,35 m², foi construído dentro do complexo hospitalar do Hospital Universitário.

Fonte: SECOM – Bragança Paulista

22.04.2021 Entrega do Centro Radiologico da HUSF com a presença do Vice Governador (6)22.04.2021 Entrega do Centro Radiologico da HUSF com a presença do Vice Governador (7)

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam