Agentes comunitários de saúde participam de capacitação do Ministério Público

19_02_2016_ Agentes comunitários de saúde participam de capacitação do Ministério Público_ Foto Divio Gomes (2)

Na manhã do último dia 19, cerca de 100 pessoas participaram de capacitação que integra os trabalhos desenvolvidos pela Coordenadoria de Políticas para Mulheres de Bragança Paulista, em parceria com o Ministério Público de São Paulo, por meio do Grupo de Atuação Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica (Gevid).

Nesta etapa, as promotoras e a equipe da Coordenadoria apresentaram o primeiro módulo do projeto Estratégia de Saúde da Família para as equipes dos bairros Parque dos Estados, Planejadas 1 e 2, Toró e CDHU Saada Nader. O projeto, idealizado pelo Gevid, consiste em capacitar agentes de saúde para que, durante as visitas domiciliares, saibam identificar e orientar mulheres vítimas de violência doméstica, tendo em vista que na maioria das vezes esses profissionais são os primeiros a fazer contato com essas mulheres.

A abertura do encontro ficou por conta da presidente do Fundo Social de Bragança Paulista e coordenadora de Políticas para Mulheres, Rosangela Leme, que explicou o funcionamento do órgão no município, falou sobre as atividades já desenvolvidas até o momento e sobre o papel dos agentes comunitários no fluxo de atendimento.

Em seguida, a Promotora de Justiça do Ministério Público-SP, Fabiola Sucasas, exibiu um vídeo com depoimentos de mulheres que já vivenciaram este problema e sobre a Lei Maria da Penha. Fabíola abordou temas como tipos de agressões, ciclo da violência e medidas protetivas. Também explicou o funcionamento do projeto, que entre outras coisas, busca prevenir a violência doméstica. Além disso, apresentou a cartilha “Mulher, vire a página” que auxiliará os agentes na entrega qualificada do material e no acolhimento às vítimas.

A capacitação também contou com a presença da Promotora de Justiça da Curadoria de Direitos Humanos de Bragança Paulista, Ana Maria Buoso, que falou sobre políticas públicas e a atuação do MP, da assistente social do Gevid, Cintia Damasceno, que abordou as relações de gênero e a violência doméstica e familiar contra as mulheres, e da assistente social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Bragança Paulista, Andrea Dutra, que tratou sobre a rede de atendimento às mulheres em situação de violência.

Todos os agentes do município receberão o treinamento necessário e o 2º módulo do projeto prevê a distribuição das cartilhas em todos os domicílios abrangidos pelas equipes da ESF.

A coordenadoria está instalada na Prefeitura, localizada na avenida Antônio Pires Pimentel, 2015, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail coordmulher@braganca.sp.gov.br ou pelo telefone 4034-7062. Denúncias de violência podem ser feitas pelo número 180, um serviço de denúncia especializado em violência contra a mulher com atendimento 24h.​

 

Fonte: DIMP/Bragança Paulista

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>