Alunos da rede municipal recebem certificados e medalha da XXI Olimpíada de Astronomia e Astronáutica

XXI Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica 4edit

Na manhã da última quarta-feira (31/10), 70 alunos da Escola Municipal Professora Nilza Faria receberam os certificados pela participação na XXI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). O objetivo principal desse evento é difundir o conhecimento astronômico pela sociedade brasileira, fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências afins

Na ocasião, também foi entregue a medalha de bronze ao aluno Felipe Rodrigues Vicente, do 5º ano B, por ter atingido uma das melhores notas na prova. O Evento contou com a participação da Equipe Escolar, pais de alunos e com a presença da Secretária de Educação Kátia Daidone, que se fez presente para entrega da medalha ressaltando a importância da participação das escolas e dos alunos em todas as atividades que ajudem no desenvolvimento de novos conhecimentos.

Nesta edição, participaram 774.232 alunos, num total de 8.456 escolas e foram distribuídos 50.000 medalhas, o que representa 6,5% dos participantes. Além da participação na prova da OBA, estes mesmos alunos também participaram da 12ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente foguetes, a partir de uma base de lançamento, constituído de garrafa pet, o mais distante possível. Esta foi a primeira vez que os alunos da Escola Municipal Profª. Nilza Faria participaram destes eventos.

A prova da OBA é realizada anualmente, no mês de maio, em todos os estabelecimentos brasileiros de ensino cadastrados. Consiste em um número variável de questões dependendo do nível dos participantes. Nos últimos anos, uma das questões de astronomia tem envolvido uma atividade prática /observacional a ser desenvolvida previamente pelas escolas e a prova constituída de 10 questões: 7 de Astronomia e 3 de Astronáutica.

A Olimpíada de Astronomia e Astronáutica (OBA) é um evento nacional realizado nas escolas brasileiras previamente cadastradas desde 1998 pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). A partir de 2005 a Agência Espacial Brasileira (AEB) passou também a participar da organização, a olimpíada se tornou Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Atualmente a Furnas também delega a comissão organizadora.

A OBA é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, para alunos do primeiro ano do ensino fundamental até aos do último ano do Ensino Médio. A OBA ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase é realizada dentro de um só ano letivo.

A equipe da Escola Municipal Nilza faria, sente-se honrada pelo bom desempenho dos alunos, bem como a merecida medalha de bronze conquistada pelo aluno Felipe.

Fonte: DIMP – Bragança Paulista

XXI Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica edit5

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam