Alunos e Câmara de Extrema participam da Plenária Estadual do PJ em BH

crédito: Ascom/ALMG

crédito: Ascom/ALMG

Estudantes do ensino médio de 38 cidades mineiras, integrantes dos polos do Programa PJ (Parlamento Jovem), participaram nos dias 21, 22 e 23/10 da Plenária Regional realizada na capital Belo Horizonte. O vereador Danilo de Morais, da Câmara de Extrema, padrinho do projeto no município, esteve acompanhado das assessoras legislativas Haifa Haick e Ana Cristina Catelli.

Nesta edição foram apresentadas à Comissão de Participação Popular da ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais) as propostas dos alunos com os temas Segurança Pública a Direitos Humanos e que serão avaliadas e discutidas.

“A ida a Belo Horizonte foi em função da Etapa Estadual do Parlamento Jovem de Minas. É uma ação da Escola do Legislativo da ALMG e da PUC Minas (Pontifícia Universidade Católica) a qual trabalhamos durante todo o ano com grupos interativos, palestras e atividades envolvendo os alunos de Extrema”, contou o vereador. Danilo relata que o grupo passou por duas etapas até a Estadual. “Esta tinha como objetivo votar e priorizar as propostas elaborados por alunos de 40 cidades, para que fossem encaminhadas ao Governo do Estado, lembrando que muitas propostas que já passaram pelo PJ viraram leis federais. Nestes dias foram realizadas atividades de entrosamento, palestras e oficinas em preparação à Plenária, bem como a formação para coordenadores e monitores”.

Também foi escolhido o assunto que será trabalhado em 2016: Mobilidade Urbana. Tema de maior votação, a questão também foi uma sugestão encaminhada pelos estudantes extremenses. “Nosso município esteve representado pelas alunas Julia R. Sachi e Jullia Betencourt, ambas da Escola ‘Primeiros Passos – PRIVEST’, e Paulo Lefol, da Escola Estadual Odete Valadares”, contou Danilo. Ele finalizou dizendo que a Comissão Popular da ALMG estudará a iniciativa e a sua efetivação para o próximo ano. “Se aprovada, a ideia estará presente no PPAG (Plano Plurianual de Ação Governamental) do Estado”.

Fonte: ASCOM/Câmara Municipal de Extrema.

 

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>