Devido ao atendimento às emergências médicas em psiquiatria serem de responsabilidade hospitalar,a Prefeitura de Bragança Paulista articulou, junto à Secretaria de Estado da Saúde, o aumento de 10 leitos para internações de casos psiquiátricos agudos no Hospital Universitário São Francisco (HUSF), que serão somados aos 10 já disponíveis. Os pacientes da região serão encaminhados pelos respectivos serviços de saúde municipais, por meio da Central de Vagas Estadual (CROSS).
No caso de eventuais urgências de psiquiatria, o primeiro atendimento poderá ser realizado pela Clínica Médica da UPA 24h e da Santa Casa de Bragança Paulista.Os pacientes poderão ficar em observação por até 24 horas nestes locais.Esta reestruturação segue o critério do Ministério da Saúde para UPA 24h, que deve atender urgências e emergências apenas nas áreas de Clínica Médica e Pediatria para receber o custeio federal mensal de R$250 mil. Este recurso será liberado retroativamente à data de inauguração após fiscalização do Ministério da Saúde, que deverá ocorrer em breve. A UPA 24h é referência para 200 mil habitantes e abrange os municípios de Bragança Paulista, Pinhalzinho, Pedra Bela, Tuiuti e Vargem.
Já as consultas de Saúde Mental ocorrerão nas unidades de saúde da Atenção Básica do município, onde os pacientes passarão por avaliação, triagem, acompanhamento ou encaminhamento. Os profissionais dos postos de saúde contarão com apoio de especialistas em Saúde Mental, por meio dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), para supervisão de casos, se necessário. Além disso,uma equipe de psiquiatras ministrará capacitação em saúde mental para profissionais destas unidades.
Para casos graves e moderados, que exijam acompanhamento multidisciplinar, até mesmo diário, em breve será implantado na Rede Municipal de Saúde um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), também com custeio parcial do Ministério da Saúde.
Fonte: DIMP Bragança Paulista