Atibaia lança Currículo Municipal para Educação Básica

Primeiro currículo da rede municipal de ensino foi elaborado coletivamente com a comunidade escolar e lançado na tarde de segunda-feira (30)

Educacao

Paulo Freire, o mais célebre educador brasileiro, defendia que o objetivo da escola era ensinar o aluno a ler o mundo para poder transformá-lo. No método de alfabetização proposto por ele, nada de conteúdos escolares distantes da realidade do aluno: protagonista de sua história, é ele quem constitui seus conhecimentos e saberes a partir do diálogo com o professor e o mundo que o rodeia. Não à toa, o educador patrono da educação brasileira é o homenageado pelo Currículo da Educação Básica Municipal de Atibaia, documento lançado pela Secretaria de Educação na tarde de segunda-feira (30) no auditório do Centro de Referência da Educação “Prefeito Flávio Callegari”.

O primeiro currículo da rede municipal de ensino representa um marco na história da Educação na cidade, evidenciando a preocupação da Administração Municipal com aquela que é considerada a mais importante dimensão das políticas públicas municipais. Procurando contemplar as especificidades do município e suas diversas, originais, ricas e autônomas experiências escolares e educacionais, o documento contou com a participação da comunidade escolar na sua elaboração, envolvendo a constituição de equipes de sistematização, participação consultiva dos educadores e famílias (com questionários curriculares direcionados aos educadores e familiares), participação dos estudantes na iniciativa “A Escola dos meus Sonhos”, conferências dos professores, das famílias e das crianças, além de um canal de comunicação para o encaminhamento de sugestões e contribuições via e-mail.

Desde janeiro deste ano, foram realizadas reuniões técnicas de organização dos procedimentos e das atividades formativas e consultivas, palestras de acolhimento e de recepção da rede municipal de educação, jornadas de formação continuada e oficinas pedagógicas temáticas, visitas monitoradas às unidades escolares, questionário curricular às equipes gestoras de cada escola, textos curriculares para leitura e formação de marcos conceituais e pedagógicos, sem contar todo o trabalho de levantamento dos dados socioeconômicos e documentos educacionais do município e o projeto de formação continuada digital, realizado por meio da plataforma do Congresso Nacional da Educação – CONAEDU.

Currículo Municipal e Escola dos Sonhos
Com a resolução aprovada por meio do decreto nº 9.393, publicado na edição de ontem (1º) da Imprensa Eletrônica Oficial, o currículo irá pautar e orientar todas práticas pedagógicas no que se refere à educação integral e ao desenvolvimento de competências na rede municipal de ensino até 2030, oferecendo um documento de referência que procura atender às especificidades da rede municipal. Fundamentando-se nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular, o currículo municipal passa a integrar o Sistema Nacional de Educação, cumprindo uma exigência legal do município, além de tornar a educação mais representativa, plural e democrática, favorecendo o protagonismo do aluno enquanto sujeito da escola e assegurando o direito à aprendizagem de qualidade e com equidade às crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

Além de Paulo Freire, o lançamento do Currículo Municipal homenageou a professora atibaiense Maria Lucia Cerbino, que ainda na década de 80 já falava em currículo próprio para a cidade, plantando a semente da ideia que agora se torna realidade. Como bem definiram os alunos da rede municipal na coletânea de frases organizada pela escritora Kelly Orasi a partir da iniciativa “Escola dos Sonhos”: “É um lugar onde a gente não aprende coisa de escola, mas aprende a ser criança de verdade. Ser humano, de verdade!”. Com o lançamento do Currículo da Educação Básica Municipal, Atibaia firma o passo na concretização dessa escola dos sonhos, contando agora com um mapa para orientar essa caminhada.

Fonte: ASCOM – Prefeitura de Atibaia

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam