Atlas da Violência 2019: Bragança Paulista está entre as 10 cidades mais pacíficas do país

Investimentos da Administração Municipal na segurança pública contribuem na apresentação dos bons resultados 

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea, fundação pública vinculada ao Ministério da Economia, fez um recorte regionalizado da violência no país, após analisar 310 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes em 2017, e divulgou na segunda-feira, 5, o resultado no Atlas da Violência – Retratos dos Municípios Brasileiros 2019, elaborado em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Bragança Paulista figura o estudo entre os 10 municípios brasileiros mais pacíficos.

O município de Bragança Paulista, assim como os demais, foi avaliado em onze indicadores, relacionados a seis dimensões: educação infanto-juvenil, pobreza, mercado de trabalho, habitação, gravidez na adolescência e vulnerabilidade juvenil.

O Prefeito Jesus Chedid mostra seu contentamento com tal informação e reitera o compromisso da administração com a segurança pública e os constantes investimentos na área e na cidade como um todo, o que contribui para os resultados apresentados nos estudos.

Dentre as medidas elencadas pelo Governo Municipal, está a criação do Gabinete de Gestão Integrada – GGI. Trata-se de um fórum executivo e deliberativo, com representantes de cada corporação, de modo que as forças de segurança tomem decisões conjuntas referentes ao atendimento das ocorrências e ao monitoramento do trabalho em todo o município. O projeto articula políticas de segurança com ações sociais; prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão das estratégias de ordenamento social e segurança pública.

Além disso, a Prefeitura de Bragança Paulista também deu início a Atividade Delegada na cidade, formalizando convênio com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Segurança Pública – Polícia Militar, em razão da necessidade de conjugar esforços visando delegação compartilhada, com maior poder de fiscalização, diante da necessidade de aumentar a segurança pública no município. A Atividade Delegada permite aos policiais militares desempenharem suas funções também nos dias de folgas.

A Administração também tem feito grandes investimentos à Guarda Civil Municipal, com a entrega de capacetes, novos equipamentos, recuperação das Bases Móveis da GCM, o aumento no efetivo com a contratação novos integrantes da Guarda Civil, capacitações e treinamentos oferecidos aos servidores, a renovação da frota de viaturas, bicicletas elétricas para a ampliação do patrulhamento, a aquisição e entrega dos novos fardamentos, compra de armamento novo, munições para treino de requalificação da tropa, compra de espargidor de gás lacrimogênio e de coletes balísticos.

Fonte: DIMP – Bragança Paulista

Foto: Dilvugação

Foto: Dilvugação

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam