Bragança Paulista sedia Oficina de Defesa Civil para gestores municipais

10.04.2018 oficina de gestores Defesa Civil  (1)

Grupo de estudos tem como objetivo esclarecer atuação dos gestores nas cidades.

Bragança Paulista recebeu uma oficina direcionada a gestores municipais sobre ações relacionadas à atuação da Defesa Civil. O evento aconteceu nesta terça-feira (10/04) com o apoio da Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil, que cedeu o auditório do CISEM (Complexo Integrado de Segurança, Emergência e Mobilidade) para a Oficina, realizada pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

A proposta da oficina é esclarecer aos gestores da região de que forma o município pode se adequar à Lei Federal 12.608, que Institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.  A Lei prevê que “é dever da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios adotar as medidas necessárias à redução dos riscos de desastre”. Dessa forma, os coordenadores da oficina pretendem com o curso esclarecer e orientar de que forma as gestões municipais podem adequar e realizar o trabalho no que compete às atividades pertinentes à Defesa Civil. A Oficina explicou acerca do que trata a lei, como cada gestor pode proceder para adequação da mesma e tornar a cidade resiliente.

“É a primeira oficina realizada em Bragança, a terceira no Estado de São Paulo. Pretendemos ampliar e trazer a todos os municípios da região as informações pertinentes às atividades da Defesa Civil em cada local”, explica o coordenador de Defesa Civil da Região Administrativa de Campinas, Sidnei Furtado.

A ação para a formação de cidades resilientes faz parte da Campanha Mundial ‘Construindo Cidades Resilientes:  Minha Cidade está se preparando!’, uma campanha de iniciativa do Escritório das Nações Unidas para Redução do Risco de Desastres – UNISDR, com o objetivo de incentivar gestores municipais a desenvolverem ações para estabelecer cidades resilientes, como parte de processos de urbanização sustentável. Uma cidade resiliente é capaz de resistir, absorver, adaptar-se e recuperar-se dos efeitos de um perigo de maneira tempestiva e eficiente, através, por exemplo, da preservação e restauração de suas estruturas básicas e funções essenciais.

Além disso, a oficina contou com a participação do Engenheiro Civil da Unicamp, André Argollo, que desenvolveu dinâmica de grupo para explicar aos gestores de que forma é possível envolver a comunidade no contexto da resiliência, de forma a garantir que possam ser realizadas as precauções diante de vulnerabilidades do município em relação aos desastres naturais junto à sociedade civil.

“É importante a realização deste tipo de oficina para orientar o trabalho da Defesa Civil no município. Em nome do Prefeito Jesus Chedid, eu coloco a cidade de Bragança Paulista à disposição para realizar outras atividades necessárias ao trabalho da Defesa Civil no, bem como em toda região”, declarou o vice-prefeito Amauri Sodré.

“A oportunidade de transmitir conhecimento a toda a região e requalificar os gestores em benefício da população é muito importante. Hoje, são ofertadas informações que auxiliam as cidades de que forma atuar diante dos desastres naturais, almejando uma atuação resiliente”, explica o Secretário Municipal de Segurança e Defesa Civil, Dorival Francisco Bertin.

Participaram da oficina o Vice-prefeito Amauri Sodré, que representou o Prefeito Jesus Chedid e o Deputado Estadual Edmir Chedid, o Secretário Municipal de Segurança e Defesa Civil, Dorival Francisco Bertin, Sidinei Furtado Fernandes, Coordenador da Defesa Civil / Região Administrativa de Campinas, Leila Cavallaro – Coordenadora Adjunta da Região de Bragança Paulista, Álvaro Silvio Feijó de Souza, Coordenador Adjunto da Defesa Civil de Campinas, professor André Argollo, do curso de engenharia civil da UNICAMP e gestores e representantes de onze municípios da região Bragantina e Circuito das Águas.

Fonte: DIMP/Bragança Paulista

10.04.2018 oficina de gestores Defesa Civil  (2)

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>