Câmara aprova por unanimidade Projeto de Lei do Presidente Leandro Marinho que promove acessibilidade

Indicação do presidente do Legislativo Leandro Marinho o Projeto de Lei nº 2831, processo nº 124/19, que “Estabelece as normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiências ou mobilidade reduzida e dá outras providências”, foi aprovado por unanimidade.

Para o vereador é de extrema importância que prédios públicos e/ou privados que recebem um grande fluxo de pessoas, como bancos, correios, agências lotéricas, Prefeitura, secretarias e Câmara, se adequem a realidade das pessoas que possuem algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida, e se tornem totalmente acessíveis para que estas possam se locomover dentro desses espaços com maior segurança e sem sofrer nenhum tipo de constrangimento.

“Vivemos numa sociedade onde 5% da população mundial apresenta algum tipo de deficiência, e dentro deste percentual, o número de pessoas que tem uma boa condição financeira é bem pequeno. Graças a campanhas de conscientização, hoje em dia todos podemos observar melhor que nenhum de nós está imune a algum tipo de acidente que nos deixe com a mobilidade reduzida, por exemplo. Mas na contramão disto, muitos prédios públicos e espaços usados em conjunto, ainda não se adequaram a esta realidade, e precisamos dar mais conforto, segurança e dignidade a todos os cidadãos que tem o direito de ir e vir seja qual for a sua limitação’, salienta o presidente.

A ideia do projeto é gerar uma promoção e inclusão social em todos os ambientes, que deverão ser pensados desde a concepção de sua construção para atender a todos os públicos. Os prédios já construídos devem ser adaptados a realidade e a necessidade de toda a comunidade.

Com isso, o presidente Leandro Marinho, espera que todos possam participar ativamente do dia a dia comum a que todas as pessoas tem direito sem passar nenhum tipo de constrangimento, como sair as compras no supermercado ou ir a escola buscar seu filho.

“O direito de ir e vir é garantido a todos pela Constituição Brasileira, e esse projeto quer garantir que essa conquista seja respeitada e que ninguém mais deixe de sair de casa por vergonha ou por não poder se locomover dignamente dentro de algum espaço público ou privado. Além do Poder Público, precisamos também conscientizar nossos empresários e comerciantes a adequar suas lojas, escritórios e indústrias para receber todos os tipos de públicos. Isso é respeito ao próximo e é para isso que trabalhamos aqui na Câmara de Vereadores”, conclui o presidente vereador.

Fonte: Câmara de Extrema

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam