Na última quinta-feira, dia 25, frequentadores do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II se divertiram em uma festa junina promovida pela equipe do serviço. Participaram do encontro cerca de 60 pessoas.
A festa ocorrida no Centro Cultural Geraldo Pereira, reuniu além dos próprios pacientes, seus familiares, amigos e profissionais do serviço.
O local foi decorado com bandeirinhas e enfeites juninos confeccionados pelos próprios frequentadores durante a terapia ocupacional oferecida no serviço. Além disso, a festa contou com comidas típicas, brincadeiras e a tradicional quadrilha, da qual todos participaram.
O evento também contou com uma assembleia, ação realizada pela equipe do CAPS II com o intuito de oferecer aos pacientes e seus familiares um espaço para que estes participem de algumas decisões do serviço, além de darem sua opinião.
Ações e festas como estas realizadas durante o ano todo são fundamentais para promover a autonomia e interação entre os pacientes, além de auxiliá-los na reinserção e convívio social.
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II, inaugurado em 2014, é um modelo de tratamento terapêutico. Já conta com mais de 400 usuários acolhidos, que são atendidos em regime intensivo; semi-intensivo e não intensivo, conforme proposta individualizada, discutida em equipe multidisciplinar, buscando efetivar os princípios que direcionam a reforma psiquiátrica. Durante o tratamento oferecido de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, os pacientes participam de atividades criadas por uma equipe multisciplinar composta por assistente social, enfermeiro, técnicos de enfermagem, psiquiatras, terapeutas ocupacionais e psicólogos. Para utilizar o CAPS, o paciente deve procurar a unidade de saúde mais próxima, que fará encaminhamento para o serviço.
Fonte: DIMP/Bragança Paulista