Como será a mobilidade do futuro?

Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade discutem de 14 a 18 de outubro inovações para um transporte mais eficaz e principalmente sustentável; eventos ocorrem simultaneamente à FENATRAN

Definir agora como será a mobilidade do futuro é um dos principais desafios do setor de transporte. A busca é por soluções que proporcionem maior qualidade de vida para as pessoas na hora de se locomover, conectando veículos e vias, otimizando recursos, sem deixar de lado o compromisso de preservar o meio ambiente. Nesse momento, novas tecnologias surgem como grandes aliadas ao desenvolvimento de alternativas para uma locomoção eficiente e, acima de tudo, sustentável.

Por isso, é possível dizer que o futuro da mobilidade está mais próximo do que se imagina. Atualmente o mercado apresenta tecnologias de ponta para que vias e veículos autônomos (ônibus, caminhões, trens, navios e aviões) sejam de fato inteligentes e funcionem de forma integrada. A presença de veículos híbridos e elétricos por ruas e estradas pelo mundo, por exemplo, é a prova de uma mudança que não está distante de se tornar realidade.

A eletrificação veicular tem gerado uma revolução tecnológica, tanto no âmbito dos veículos como na infraestrutura geral e de recarga das baterias. Estima-se que a venda desses veículos, somente este ano, deve chegar a 6,5 milhões de unidades pelo mundo, o dobro do número registrado dois anos atrás. E o futuro é bem mais promissor: aumento de 30% nas vendas em 2026. No Brasil, apesar da participação discreta de 3,9 mil unidades emplacadas em 2018, totalizando 14 mil veículos em circulação, a projeção para 2030 é de 180 mil carros eletrificados por ano, segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), do Ministério das Minas e Energia (MME). O volume garantiria a participação de 3,5% em um mercado de 5 milhões de unidades. O cenário atual mostra que o futuro será composto por tecnologias que inclue m veículos híbridos, elétricos puros, movidos a combustíveis renováveis e células de hidrogênio.

A busca por um transporte sustentável envolve diversas soluções tecnológicas, que serão apresentadas de 14 e 18 de outubro, durante o 28º Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade 2019, que debaterá como tema central “Veículos e Vias Inteligentes – O Caminho para a Mobilidade Sustentável”. O evento ocorre no São Paulo Expo, simultaneamente à 22ª FENATRAN – Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga.

Para o presidente do Congresso SAE BRASIL 2019 Christopher Podgorski, que também é CEO e presidente da Scania Latin America, empresa host do evento, é fundamental entender como a inovação e a tecnologia estão afetando a sociedade e o setor de transporte. “Automação, conectividade e eletrificação são tendências que estão moldando as mudanças da indústria – elas assumem o papel de promover maior eficiência energética, segurança e a redução das emissões de carbono”, diz Podgorski. “Sabemos que hoje o transporte representa aproximadamente 14% das emissões de gases de efeito estufa. Esta é uma realidade da qual a Scania participa e quer ser parte da solução”, complementa.

O executivo ainda destaca que a necessidade de construir um caminho sustentável para mobilidade é um desafio de todos. “O Congresso SAE BRASIL é um fórum altamente credenciado e com maior autoridade para enriquecer o debate sobre as tendências e tecnologias disruptivas da mobilidade de cargas e de passageiros”, completa.

Fonte: SAE BRASIL

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>