A Defesa Civil de Bragança Paulista orienta a população sobre o baixo índice da umidade relativa do ar (URA). Esta informação é baseada na estação meteorológica que fornece boletins de alerta sobre o índice URA quando está muito baixo, para que secretarias municipais, principalmente a de Esportes e Saúde, escolas municipais, empresas parceiras do Plano de Auxílio Mutuo (PAM) e demais envolvidos evitem situações prejudiciais à saúde.
Atualmente o tempo segue sob influência da massa de ar seco e quente e temperaturas elevadas. Segundo o boletim emitido nesta semana pelo radar meteorológico, a umidade relativa do ar (URA) está abaixo dos 20% (estado de alerta) e só há previsão de chuva apenas para a próxima semana, a partir do dia 20.
Neste período, é comum o aumento nos casos de problemas respiratórios. Com isso é importante que a população evite praticar exercícios físicos e exposição ao sol entre 11h e 15h e para minimizar esses problemas, umidificar os ambientes através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, consumir bastante líquido e também usar soro fisiológico para limpeza dos olhos e narinas para evitar complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas.
Também não se deve usar o fogo como método facilitador de capinação ou para limpeza de terrenos. Durante a ‘Operação Estiagem’ que ocorreu até o dia 30 de setembro deste ano, a Defesa Civil atendeu mais de vinte ocorrências de incêndios ou queimadas prestando apoio ao Corpo de Bombeiros.
É de extrema importância que a população esteja atenta e mantenha a vegetação de lotes ou terrenos ausente ou baixa; promova a implantação de cercas ou a construção de muros com a finalidade de dificultar o acesso de terceiros ao local; e evite jogar bitucas de cigarro em rodovias ou próximo a locais com vegetação. Se houver focos de incêndio, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Defesa Civil realiza capacitação
Na tarde da última terça-feira, dia 14, a Defesa Civil de Bragança Paulista participou de um seminário sobre prevenção de desastres naturais. O encontro aconteceu no auditório do Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam), em São Paulo e reuniu representantes de mais de 42 municípios paulistas. Entre eles, gestores municipais e estaduais, professores, assistentes sociais, bombeiros, psicólogos, policiais e voluntários com o objetivo de ampliar a atuação de agentes públicos, sociedade civil e setor privado em situações de risco e desastres naturais.
Durante o dia os presentes puderam acompanhar palestras sobre formas de proteção a crianças, pessoas idosas e com deficiência em situações de risco, conhecer o Protocolo Nacional de Proteção a Grupos Vulneráveis em Situações de Risco e Desastres Naturais e sobre a mobilização social em situações de emergência.
Fonte: DIMP Prefeitura de Bragança Paulista