Desde o segundo semestre de 2017, a cidade de Extrema vem presenciando um índice decrescente em relação à criminalidade urbana e rural. De acordo com o Comandante do 59° Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Robison de Andrade Santos, no corrente ano não foi diferente.
Os registros têm apresentado uma diminuição que, para ele, se deve, principalmente ao fato da existência de um desenvolvimento planejado em todas as áreas em relação à atuação do poder público como um todo.
“No que tange a segurança pública, e em especial à Polícia Militar, o Poder Público de Extrema sempre foi referência no estabelecimento de parcerias junto à Corporação”, comenta do Comandante.
Ele pontua ainda que a estrutura da Polícia Militar, em Extrema, acompanhou o crescimento da cidade e o aumento da população, que aconteceu muito rapidamente, fato que possibilitou uma resposta eficaz e eficiente por parte da instituição.
Como comentado pelo Ten Cel Robison, em 2014, a então Companhia PM passou a ser uma Unidade de Execução Operacional – UEOP, levando o nome de 59° BPM. A elevação permitiu o aumento de efetivo nas ruas, não só de Extrema, mas também das demais Frações componentes da área de atuação da UEOP.
Desta forma, acompanhando o contínuo crescimento desta região, o 59° BPM receberá, em breve, seu novo prédio sede. “Teremos toda a estrutura necessária para recebermos mais efetivo e realizarmos ainda mais cursos, tornando Extrema um ponto estratégico para treinamento de pessoal e, com isso, mantendo sempre um efetivo a mais na cidade. Tudo isso fará muita diferença no médio e longo prazo, para mantermos Extrema como uma das cidades mais seguras para se viver em Minas Gerais.”
Ademais, a Unidade vem sempre se atualizando e atualizando o conhecimento técnico e prático dos profissionais de segurança pública. Neste momento, Extrema recebe policiais de diversas Unidades, discentes do Curso de Radiopatrulhamento Tático Móvel e, ainda neste mês, tem início do Curso de Patrulha Rural.
A especialização dos PMs possibilita uma atuação de excelência, capaz de manter os índices criminais sob controle e a sensação de segurança em toda a comunidade sul mineira.
Com o policiamento baseado, principalmente, na prática de polícia ostensiva, a PMMG preza pela prática da ética, do respeito, da representatividade, da justiça e de demais valores. Em mesma medida, o 59° BPM escreve sua história na cidade de Extrema prezando pela pronta resposta ao crime e pelo respeito a cada cidadão de bem, alcançando resultados positivos e sendo referência em todo o Estado.