Engenharia de Produção é o novo curso de graduação do Inatel

inatel

Inscrições para o vestibular para o segundo semestre de 2018 estão abertas

Referência em cursos de engenharia em todo o Sul de Minas Gerais, o Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel dá mais um passo importante na sua trajetória acadêmica que soma 53 anos de história. Será iniciado no segundo semestre de 2018, a primeira turma do curso de Engenharia de Produção. A nova opção foi autorizada pelo Ministério da Educação – MEC no último mês de março e contará com turmas no período integral e noturno.

Contando com a experiência adquirida pela instituição, o Inatel propôs a inclusão de mais uma opção em Engenharia. Para o segundo semestre deste ano, serão disponibilizadas 30 vagas para o período integral e 90 para o noturno. A graduação possui duração de cinco anos e será coordenada pelo Professor do Inatel, André Luis da Rocha Abbade.

De acordo com o coordenador, as aulas foram elaboradas para formar engenheiros com grande conhecimento das tecnologias mais utilizadas pela indústria, além de uma formação sólida nas tradicionais áreas de gestão de uma empresa. “Os grandes diferenciais são: o corpo docente altamente qualificado; laboratórios modernos; ótimo relacionamento com empresas de todo o Brasil e algumas de porte global; temos um núcleo de estágios e serviços profissionais que disponibiliza oportunidades para alunos e graduados todas as semanas; um programa de empreendedorismo com reconhecimento nacional, comprovado por inúmeros prêmios já recebidos e principalmente pela grande quantidade de empresas de alunos e ex-alunos em atividade; além de inúmeros eventos que ocorrem todas as semanas na instituição, que proporcionam uma formação sólida para nossos estudantes. O aluno graduado em um curso com todas estas características tem um grande diferencial no mercado de trabalho”, salientou o coordenador.

Abbade também lembra que a quantidade de aulas práticas durante toda a duração do curso, são superiores a de outras instituições de ensino. “Enquanto as faculdades oferecem em média 10% de aulas práticas durante toda a gradução, o Inatel, com toda a infraestrutura de laboratórios e eventos, consegue ultrapassar os 20% de prática em sala de aula. O que sem dúvida é um grande diferencial”, completou.

Os alunos da instituição comprovam a importância do incentivo e da realização da prática em sala de aula. “Desde criança gostava de montar e desmontar coisas, criar. Meu lugar preferido no Inatel é o FAB LAB, onde as coisas acontecem. Transformamos a teoria em prática. Quero conhecer o funcionamento de cada máquina. É sensacional”, comentou o calouro de Engenharia de Controle e Automação, Carlos Eduardo de Melo.

Os eventos promovidos quase que semanalmente na instituição também são importantes para a formação do aluno e também inclui em suas programações a prática em cursos e em atividades hands on. “Com a realização das semanas de cada curso, além do contato direto com profissionais empregados, também conseguimos adquirir mais conhecimentos. Estou na época de procurar estágio, então eventos como a Semana de Controle e Automação – IWCA, por exemplo, são importantes para a formação acadêmica e para um currículo diferenciado e atrativo”, comentou o aluno do sétimo período de Engenharia de Controle e Automação, Mario Eduardo Camargo de Lima.

Ex-alunos também comentam a importância de um currículo diferenciado. “Estudar no Inatel me proporcionou ter contato com tecnologias mais próximas do que temos na indústria. Quando eu saí da faculdade eu não senti muita dificuldade de adaptação no ambiente industrial em função do ensino que tive aqui. Além da prática aplicada nos estudos, os laboratórios também são voltados para a área industrial. As disciplinas são direcionadas para uma maneira mais produtiva e não somente ficam baseadas na acadêmica”, comentou o ex-aluno do Inatel e hoje Supervisor de manutenção elétrica da Berry, Anderson Dias Oliveira.

No Inatel, os alunos possuem a disposição para as aulas práticas os mais modernos laboratórios. Entre os mais novos estão o laboratório de Controle de Processos Industriais e Indústria 4.0, que já está em pleno funcionamento no prédio 3 do Instituto, e atende hoje estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores do Inatel, focados nos conceitos da Indústria 4.0 na área da automação.

O Inatel vem realizando grandes investimentos no campus, localizado em Santa Rita do Sapucaí. O planejamento dos últimos anos possibilitou a realização de grandes melhorias e inovações. Apenas em 2017, foram realizadas reforma e finalização de 2500 m² em laboratórios de ensino e de PD&I, em um total de 11 laboratórios e salas de aula para aplicação de novas metodologias para um aprendizado ainda mais moderno e efetivo.

Mais informações: www.inatel.br

inatel 2

 

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>