Estratégia da Prefeitura dá resultados no Turismo

21744586_10212266747598067_567467383_n

Investimentos dão resultados criam novas oportunidades

 

Os números confirmam a cada feriado prolongado que a estratégia da atual Administração Municipal vem conseguindo alavancar o Turismo em Extrema.

Segundo levantamento da Secretaria de Turismo de Extrema, o feriado de 7 de setembro rendeu uma taxa média de ocupação de 75% nos 22 hotéis e pousadas pesquisados.

“Hoje podemos sim dizer que o Turismo em Extrema movimenta um grande número de estabelecimentos desde os restaurantes até os hotéis, gerando emprego e renda. Mas nosso projeto para o setor ainda vai muito além, teremos investimentos importantes tanto em atrativos turísticos, quanto em obras estruturantes do município”, explica o prefeito, João Batista.

Como exemplo ele dá as novas avenidas da Estrada Fazenda Fabiano, Antonio Saes Peres e José Geraldo Aparecido que serão artérias de escoamento do trânsito e servirão de alternativas à Av. Nicolau Cesarino.

“Outros números que confirmam o resultado deste investimento é a medição feita nas catracas dos Parques Jaguari e Salto. Neste feriado por exemplo, mais de 10 mil pessoas visitaram estes locais. Por isto, eles precisam estar sempre bem cuidados, com a manutenção em dia e muito bonitos e a equipe de manutenção tem feito isto”, continua João Batista.

No começo do ano, a Secretaria de Turismo publicou o Plano Municipal de Desenvolvimento Turístico Sustentável para o período de 2017 a 2020. É um documento que servirá de norteador para as ações da Administração Municipal, mas que também serve de ferramenta de planejamento para os empreendedores.

“O desenvolvimento do Turismo na cidade é feito há muitas mãos, no COMTUR contamos com a presença de empreendedores, vereadores, profissionais de outros setores, além do apoio que recebemos do Circuito Serras Verdes, sempre participando de nossas ações”, explica a secretária de Turismo de Extrema, Ana Paula Odoni.

EMPRETEC: A Qualificação do Empreendedor

Mas quem acredita que apenas os empreendimentos ligados ao Turismo estão de olho neste movimento se engana. “A mudança na economia da cidade abre importantes oportunidades para novos negócios e carreiras. A Administração Municipal já investe muito em programas de qualificação profissional como o Bolsa Estudantil, mas faltava algo para o empreendedor”, comenta o secretário de Desenvolvimento Econômico de Extrema, Adriano Carvalho.

A ideia foi realizar em Extrema a primeira edição do EMPRETEC, um seminário desenvolvido pela ONU e ministrado em 34 países. No Brasil, o SEBRAE é o responsável pela aplicação e a Associação Comercial e Industrial de Extrema está encarregada de receber as inscrições.

“O EMPRETEC é um treinamento focado no empreendedor, na pessoa que quer realizar o seu negócio, precisa melhorar o pequeno empreendimento ou está meio perdida. Várias pessoas de Extrema já fizeram o EMPRETEC, mas tinham que ir para outras cidades. Este ano teremos a primeira edição aqui”, comemora Adriano.

Já o presidente da ACIEX, Hermes de Oliveira lembra que “estar inscrito não é garantia de fazer o EMPRETEC, há uma entrevista antes para definir se o candidato tem condições de participar. São 60 horas de treinamento em 6 dias que vão mudar o jeito de empreender em Extrema”.

“Os esforços são muitos e vem de várias frentes, mas o importante é perceber que todos querem chegar no mesmo objetivo: gerar emprego, renda e qualidade de vida para nossa gente”, finaliza João Batista.

Fonte: Ascom – Prefeitura de Extrema

 

 

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>