Estudantes chilenos realizam trabalho voluntário na Copaíba

1

No início do mês de novembro a Copaíba recebeu um grupo de jovens chilenos intercambistas como voluntários da instituição. Os jovens vieram ao Brasil por mérito, foram selecionados entre os melhores alunos da rede pública de ensino do Chile. O projeto, desenvolvido através de uma parceria entre a Experimento Intercambio Cultural Brasil, Experimento Intercambio Cultural Chile e a Prefeitura Municipal de Santiago do Chile, selecionou 8 estudantes chilenos para realizar o intercâmbio.

Trata-se de uma iniciativa educacional do município La Pintana (integrante da capital chilena), uma das comunidades mais vulneráveis e estigmatizadas da cidade, que selecionou os estudantes após uma bateria de entrevistas pessoais e provas, além de exigir, como parâmetro decisivo para a escolha, um desempenho escolar exemplar. São estudantes que mostraram superação em meio às adversidades e extremamente motivados pelo que a experiência dessa viagem significa na vida de cada um.

Os estudantes, como voluntários, participaram de diversas atividades do dia a dia da Copaíba, acompanhados pela Coordenadora local do Programa em Monte Alegre do Sul,  Sharon Woodyatt Biffarate, e pelos líderes do grupo, o brasileiro, Marcelo Donnini Freire e a chilena, Katherine Mercado Auzian. Eles tiveram a oportunidade de acompanhar as etapas da produção das mudas nativas e a compreender a importância da recuperação das áreas para conservação da Mata Atlântica.

Além de conhecer a sede da Copaíba, o viveiro de produção de mudas e os trabalhos de restauração florestal, os jovens chilenos colaboraram com o trabalho da instituição de diversas formas, coletando frutos e sementes das árvores nativas, limpando as sementes para a semeadura, e plantando árvores.

Dentre as ações programadas, o voluntariado faz parte dos objetivos do programa de intercâmbio e todos ficaram satisfeitos com o trabalho que a Copaíba realiza em prol da natureza. “Levo comigo uma consciência melhor, o aprendizado e o mais importante colocar em prática esse conhecimento”, comenta a estudante chilena Camila Fernanda Spinoza Garcia, 17 anos, da comunidade La Pintana.

Katherine Auzian, que veio de Peñalolén, Santiago, relata sobre a importância da contribuição e a troca de experiências que os estudantes tiveram. “O trabalho voluntário é importante para mudar a consciência dos adolescentes. O que eles aprenderam aqui, todo o conhecimento, vão levar para o Chile”, comenta a líder chilena.

Em outras oportunidades a Copaíba já pode receber outros grupos de jovens intercambistas, uma experiência gratificante e produtiva para a instituição. Ações como essa contribuem para sensibilização ambiental desses jovens.

 

Fonte: ASCOM Associação Ambientalista Copaíba

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>