Nas últimas semanas, a Prefeitura de Extrema, por meio da Secretaria Obras e Urbanismo, demarcou na área central as vagas de estacionamento além de reforçar a pintura das faixas de pedestre. O Jornal O Registro conversou com Rafael Augusti, secretário da pasta, para saber mais sobre as mudanças.
De acordo com Rafael Augusti, a inciativa, que delimitou também os espaços para o estacionamento de motos, tem a finalidade de organizar a área de estacionamento no centro, preservar os pedestres e otimizar os espaços. “Com a criação de vagas tentamos resolver o crescimento de veículos, um problema que é mundial e organizar a área central”, afirma o secretário.
Paralelo a isso, a Prefeitura de Extrema está realizando um plano de mobilidade urbana para desafogar o trânsito na área central que hoje tem um grande movimento. Neste plano, a ideia é tirar caminhões e veículos pesados desta área com a criação de avenidas como está sendo feito na Avenida Lavapés que vai cortar quase toda a cidade e também na Estrada do Barreiro.
Outra novidade são as vagas de 45° em algumas vias como a Avenida Governador Valadares, além da facilidade das pessoas estacionarem nesse tipo de local, a mudança gera o aumento de vagas em torno de 5% a 10%, mas para a marcação é necessário estudos de viabilidade na localidade.
“Em alguns trechos devido às vagas de garagem, existe uma perca no número de vagas, então tem que ser analisado. Por exemplo, na rua dos bancos nós tentamos, fizemos um estudo, mas não foi viável porque perdia vagas, então instalamos somente em uma avenida para evitar essas percas”, explica Rafael.
Para facilitar ainda mais o trânsito, a Polícia Militar de Extrema está realizando diariamente blitz pelo município. Conversamos com o Sargento Germano Flávio de Oliveira, responsável pelas ações da PM, que nos contou como evitar problemas no tráfico de veículos.
“Principalmente respeitar as leis de trânsito que concernem na segurança dos motoristas e pedestres, não parar em fila dupla porque isso acumula carros atrás do outro veiculo, respeitar os pedestres e não parar em cima das faixas, não utilizar o celular quando está dirigindo, utilizar cinto de segurança e as crianças devem ser colocadas no assento e no banco traseiro”, exemplifica o Sargento.