Nesta quinta-feira, dia 21, farmacêuticos da Rede Municipal de Saúde participaram uma capacitação sobre o manuseio de medidores de glicose. Esta foi proporcionada pela empresa ganhadora da última licitação para a compra dos referidos equipamentos que já estão sendo distribuídos em todas as unidades básicas de saúde, a pedido da Prefeitura.
O treinamento teve como objetivo mostrar aos profissionais as especificações, manuseio correto e como realizar a limpeza do aparelho que mede a quantidade de glicose no sangue do paciente. O profissional realizou um teste para os presentes, fazendo a calibração, medição de glicemia e limpeza do aparelho. Também foram dadas dicas para melhor conservação do produto.
Durante o encontro, foram esclarecidas as dúvidas mais comuns dos profissionais, que com isto, poderão oferecer um atendimento de mais qualidade aos pacientes. Ao final do treinamento, os presentes receberam material educativo da empresa.
Na Rede de Atenção Básica, cada unidade de saúde possui um medidor de glicemia para casos em que a equipe de enfermagem julgue necessária a realização do teste. Além disso, os pacientes diabéticos têm direito a insumos para a medição de glicemia e aplicação da insulina. Para a medição são utilizados medidor (aparelho), seringas (para aplicação), tiras reagentes (para coletar o sangue) e lancetas (para furar o dedo). Já para a aplicação, um ou dois tipos de insulina (dependendo do paciente) e seringas.
Em Bragança Paulista, aproximadamente 1,2 mil pacientes diabéticos fazem uso destes insumos, adquiridos com recurso Federal, Estadual e Municipal.
Fonte: DIMP Prefeitura de Bragança Paulista