A sexta edição do Festival Gastronômico de Monte Verde, que termina no próximo domingo, dia 26, está sendo marcada por números recordes, com 24 estabelecimentos participantes, mais de 10 atividades formativas e culturais, além de lançamentos editoriais, exibição de filmes e participação de chefs convidados, sommeliers, nutricionistas, escritores e pesquisadores que durante os 16 dias de Festival, discutiram os rumos da gastronomia, sob o tema “Sabores da Nossa Terra” que invadiu desde os pratos participantes do Festival até os temas dos workshops.
Com a inserção do evento em quase uma centena de mídias impressas e eletrônicas, além de participações em rádios e TVs, o Festival Gastronômico de Monte Verde, que teve pelo segundo ano consecutivo seu lançamento para imprensa, em São Paulo, na Casa de Minas, é hoje o maior evento de Monte Verde e o de maior visibilidade. Segundo os curadores, Tiago Mentor e Sonia Kohen, os resultados do evento são os melhores possíveis, com participação maciça de público nos cursos e nos restaurantes participantes. A procura foi tanta, durante o último feriado, que alguns restaurantes ficaram sem o prato por alguns dias.
As atividades formativas foram um capítulo a parte com presenças valiossísimas, como foi o caso da abertura com os chefs Ari Kespers e Elzinha Nunes, que falaram do resgate da cozinha mineira mais tradicional e quase esquecida, no workshop “Chá da Senzala”. Na contramão, o chef Alexandre Nascimento, de Tiradentes, fez uma releitura da comida mineira com toques de sofisticação e modernidade. O CEO da Melhoramentos e padrinho do Festival, Breno Lerner fez dois workshops lindos, um voltado para o público kids e outro para o público adulto, falando com toda a sua experiência e sapiência gastronômica. Os chefs locais, Sonia Kohen e Thiago, realizaram pelo terceiro ano consecutivo um workshop bem disputado, como o tema do Festival.
O Festival Gastronômico de Monte Verde tem apresentação da Melhoramentos e é realizado pela Associação Comercial de Monte Verde (ACMV), Comissão Comunitária de Eventos, Prefeitura Municipal de Camanducaia e COMTUR.
Foto: Ricardo Cozzo