Jornalista
Na quinta-feira, 29/08, aconteceu na Oficina Ambiental de Extrema/MG reunião que pautou incentivo e maior investimento no setor turístico do município.
Dr. Luiz Carlos Bergamin, prefeito, aprovou projeto que versa o Inventário dos Atrativos, com vistas para novos equipamentos e serviços, melhor infraestrutura e apoio aos eventos turísticos da cidade. Este trabalho tem como base o levantamento obrigatório pela Política Estadual de Incentivo ao Turismo, realizado na cidade desde 2006.
“Nesta edição teremos mudanças significativas para o segmento”, explica a gerente da Secretaria de Turismo, Ana Paula Odoni. Ela ressalta: “Trata-se de uma entrevista que será feita pessoalmente com cada empreendedor ligado ao setor, onde poderemos verificar oportunidades de crescimento ou novos negócios, pontos que precisam de mais apoio, necessidade real de qualificação e tudo mais. Nesta edição, daremos um olhar mais empreendedor aos números, ajudando o empresário local a fomentar seu negócio”.
Para Dr. Luiz, a nova edição medirá o desenvolvimento no segmento. O prefeito destacou: “Com a indústria é fácil buscar os números que revelam o crescimento ou não. No turismo isto é mais difícil, já que são muitos os empresários que fazem integram esta área. Por isto este inventário é tão importante”.
A Secretaria de Turismo concluirá os detalhes técnicos do trabalho e em 10/08, às 19h30, os empreendedores do setor estarão reunidos no Cine Teatro Municipal para conhecer como será a execução do inventário.
SELO DE QUALIDADE – O próximo passo é planejar a criação do Selo de Qualidade no Turismo que visa reconhecer o trabalho de excelência no atendimento ao cliente, seja da cidade ou o turista. “Se queremos atrair cada vez mais clientes, é preciso melhorar sempre a qualidade do atendimento, os produtos ofertados e o Selo é um grande incentivo”, explica Ana Paula. A criação do Selo envolve as etapas de qualificação profissional, orientação do empresário e a participação ativa da cadeia produtiva do setor. “Afinal de contas, queremos ver nossos empreendedores de desenvolvendo e recebendo cada vez mais clientes”, concorda Dr. Luiz. A apresentação do Selo de Qualidade foi feita pelo consultor, Marcos Delgado, aos membros do Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e ao diretor presidente do CTSV (Circuito Serras Verdes), Gustavo Pessoa Arrais. A gerente da Secretária informou que a próxima etapa é “… irmos aos empresários do setor turístico para sabermos se todos concordam com o projeto, pois sem a participação dos empreendedores, nada adianta o investimento”.
SEDE DO CTSV – Após a apresentação do projeto, foi debatida a obra da sede do CTSV em Extrema. O objetivo é aproveitar todo o movimento que a Copa do Mundo trará para o turismo no país. “Extrema, mais uma vez, sai na frente oferecendo junto com a sede do Circuito um espaço de divulgação do artesanato, das atrações culturais, para exposições, com informações sobre alimentação, hospedagem e muito mais – tudo isso às margens da BR 381 – principal via de acesso ao Estado de Minas Gerais”, explicou Gustavo Arrais. Para o vice-prefeito, João Batista da Silva, a construção será um marco para o turismo municipal. “Certamente a obra alavancará o setor e demais segmentos atrelados, gerando oportunidades de emprego, bons negócios e atendimento cada vez mais acolhedor ao turista”, disparou.
FOTO: ASCOM/PME