O Festival de Inverno de Monte Verde terá a apresentação de três integrantes do grupo Tarkšķi: a líder do grupo Kristīne Karele; Laura Arāja e Sandis Karelis. O fundador de Monte Verde, Verner Grinberg, veio da Letônia em 1913 e deu para Monte Verde muito mais do que seu nome, deu sua identidade. Verner, que conheceu Monte Verde em 1938, em viagem de lua de mel, encantou-se por essas terras e começou a história do distrito, que oficialmente, surgiu em 1950 com a venda dos primeiros lotes para outros letos que foram chegando.
Tarkšķi é um grupo folclórico da cidade de Iecava que está a aproximadamente 40 km da capital da Letônia Riga. É formado por 90 participantes com idade entre 3 e 45 anos, a maioria crianças mas também possui um grupo familiar onde os adultos e as crianças participam juntos. Eles tocam diversos instrumentos musicais como violas, kokles, flautas, cítaras, bandolins, gaitas; cantam músicas letas; ensinam danças letas e de outros países.
O grupo vem ao Brasil para participar de vários festivais que juntos celebram as tradições letas, ensinam a preparar comidas letas e a confeccionar trajes típicos, com apoio da Associação Brasileira da Cultura Leta. Participarão da Festa de Ligo, em Nova Odessa, no mês de junho.
Na Letônia a celebração começa na noite do dia 23 de junho e termina no dia 24 com a celebração de Solstício de Verão. Já que o país é localizado muito ao norte, o nascer do sol no dia 24 acontece geralmente às 03 horas da manhã e todos ficam acordados com as fogueiras acessas esperando por esse momento. A origem da celebração vem de antes do cristianismo, quando trabalhadores rurais começaram a comemorar o solstício de verão, que sinaliza a hora certa da colheita das plantações depois do inverno e do degelo da primavera. No calendário do país, além do aniversário as pessoas também celebram o dia de seus nomes. E o dia 23 de junho é o dia do nome Līga, o nome feminino mais popular da Letônia.
Como o festival é muito aguardado, as pessoas se preparam com ansiedade para a ocasião especial. A maioria se veste com roupas típicas e os cômodos das casas e as portas são enfeitados com ramos de bétula, os celeiros e barracões com ramos de sorbus (árvores com pequenas frutas vermelhas) e as casas são limpas e perfumadas com o aromático cálamo. Os homens usam coroas de folhas de carvalho as mulheres usam coroas de flores.
O grupo se apresentará em Monte Verde no dia 04 de julho e fará um workshop gratuito para a comunidade. O Festival de Inverno de Monte Verde é uma realização da Prefeitura Municipal de Camanducaia com apoio do COMTUR e das associações representativas do distrito: Associação Comercial de Monte Verde, Associação de Hotéis e Pousadas de Monte Verde e Comissão Comunitária de Eventos e apresentação da Melhoramentos.
Fonte: Secretaria de Turismo de Camanducaia
Passei alguns dias na Letônia, e resolvi escrever um relato da minha viagem, mais especificamente das mulheres de Riga. Para quem se interessar, espero que gostem! http://viajanteanonimo.com/riga-a-cidade-onde-todas-mulheres-te-querem/