Instituições se reúnem para debater Segurança Pública em Extrema

site

Uma reunião no gabinete da Prefeitura de Extrema colocou na mesma mesa, representantes de todas as instituições ligadas a Segurança Pública em Extrema, para avaliar o momento atual e planejar ações para o futuro. Participaram membros da Prefeitura, Câmara de Vereadores, Polícias Civil e Militar, Ministério Público e Conselho Municipal de Segurança.

“Extrema passou por alguns episódios de violência que chocaram a população, principalmente, no caso da Larissa. Por isto é importante fazer uma reflexão sobre o momento atual e o trabalho de cada instituição, ver o que pode ser melhorado e quais os caminhos”, explicou o vice-prefeito, João Batista.

No caso das Polícias Civil e Militar, que são subordinadas ao Governo de Minas, há limitações principalmente no número de policiais. “Há em todo estado de Minas uma falta de policiais que prejudica a qualidade do trabalho, sobrecarrega quem está no serviço e a única alternativa é somar forças com as outras instituições, naquilo que é possível”, comentou o delegado, Victor Minhoto Meinão, da 13ª Delegacia Seccional de Polícia, “mesmo assim, temos obtido sucesso na identificação e prisão dos autores de crimes”.

Criado em setembro de 2014, o Conselho de Segurança Pública de Extrema (CONSEPE) reúne representantes de várias instituições, além de comerciantes e empresários na cidade. Tem sido uma ferramenta importante para discutir as questões. O presidente do CONSEPE, Vitor Médici lembrou que “o conselho oferece inclusive um aplicativo para celular onde o cidadão pode fazer denúncias com todo sigilo, para baixar o aplicativo acesse o site www.consepextrema.org”.

Outro ponto da discussão é o aumento do investimento no Centro de Monitoramento, pois as imagens das câmeras de segurança instaladas pela Prefeitura tem sido de grande valia nas investigações. “Muitas vezes a população questiona sobre as imagens, mas apenas as Polícias e a Justiça podem ter acesso a elas. O fato é que tem sido muito importantes nas investigações”, reforçou o delegado, Valdemar Lídio Gomes Pinto.

O prefeito de Extrema, Dr. Luiz Carlos Bergamin confirmou um novo investimento, “sempre acreditamos na importância do Centro de Monitoramento, e diante das declarações sobre a importância das imagens para o combate ao crime, é claro que a Prefeitura vai aumentar o número de câmeras instaladas”.

Já um trabalho próximo entre as Polícias Civil e Militar e o Ministério Público, com o apoio da Prefeitura, vai proporcionar um maior número de ações ostensivas na cidade. “Enquanto cada instituição tem a sua limitação legal ou geográfica, os bandidos não obedecem regra nenhuma. Então, precisamos unir recursos, somar esforços e oferecer uma cidade mais segura para nossa gente”, reforçou o vice-prefeito, João Batista.

 

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>