Trânsito pesado, barulho excessivo e intenso tráfego de coletivos motivam o caos na Rua Nenê
Desde o começo do ano os moradores e comerciantes da Rua Nenê, uma das principais do centro de Extrema/MG, reclamam dos problemas que estão sendo gerados pelo intenso tráfego de veículos pesados na via. Nesta semana, os munícipes que residem no bairro Agenor e na região central da cidade procuraram a redação do O Registro para registrar a reclamação.
“Já enviamos um documento à Câmara dos Vereadores solicitando apoio e uma posição do Legislativo sobre a questão. Além da nossa segurança que está em risco, tem a problemática que envolve o transporte de funcionários das empresas do município. O barulho é ensurdecedor e chega a formar filas de ônibus que se acumulam entre automóveis e outros veículos maiores. Já fizemos uma representação popular na Câmara mas até agora aguardamos uma resposta”, afirmou uma comerciante que preferiu não se identificar. O abastecimento comercial e o transporte de alunos também aumentam a trafegabilidade na Rua Nenê.
REIVINDICAÇÃO – A Rua Nenê é uma das mais antigas da cidade. Muitas casas já estão apresentando rachaduras e trincas e em algumas calçadas parte do concreto está danificado com o problema. “A casa da minha vizinha está com rachaduras e a parede externa apresenta trincas devido à vibração dos veículos. Quem vai arcar com esta reforma?”, questiona outra moradora. A reivindicação de moradores e comerciantes sugere um novo traçado que beneficiará a logística do transporte urbano, além da trafegabilidade de ônibus e outros veículos pesados que utilizam da rua para cruzar a cidade. “Cansados – Essa é a nossa situação! Estamos esperando uma resolução urgente. Certamente seria possível a mudança para apenas uma mão, ou seja, uma via com sentido único. Assim, nós sofreríamos menos com estes problemas que estão acabando com qualidade de vida das nossas famílias”, dispara outro morador. Ele finaliza: “Seria possível uma nova logística de tráfego com o objetivo de trazer mais segurança, menos barulho, melhor trafegabilidade e o principal: o bem estar geral para todos nós da Rua Nenê”.
Diante da situação vivida pelos moradores, o O Registro procurou o Presidente da Câmara de Extrema, vereador Márcio José Vieira, para falar sobre o assunto. “Por conta de um abaixo-assinado enviado à Câmara por parte dos moradores, fizemos uma reunião com o responsável pelo Setor de Trânsito da Prefeitura Municipal de Extrema e com o vice-prefeito, João Batista da Silva. Outros vereadores também estiveram envolvidos na causa porque conversaram com moradores e comerciantes da Rua Nenê. Foi uma ação conjunta do Legislativo e Executivo”, comentou Márcio Vieira. Segundo ele, o Executivo iniciou os trabalhos na segunda-feira, 26/08, com uma nova sinalização de trânsito. O Presidente da Casa de Leis explica: “O novo traçado das vias induz o motorista a seguir para outras ruas mais largas do centro da cidade, como por exemplo a Benjamin Constant. Essa mudança já desafogou a trafegabilidade no mapa viário e melhorou a segurança dos munícipes. Mas caso o problema continue, estamos esperando novamente os moradores aqui na Câmara para resolvermos eventuais problemas que possam vir a surgir. Aproveito ainda para parabenizar os moradores da região pela atitude tomada”, finalizou.