A Câmara de Pouso Alegre lançou nesta segunda-feira, 15, o projeto “Memórias dos Bairros”. Com o projeto, coordenado pelo Museu Histórico Municipal Tuany Toledo, são resgatadas as memórias e histórias dos bairros mais antigos da cidade que serão recontadas através do olhar dos jovens estudantes do local. Os textos produzidos dão origem à cartilha eletrônica que será distribuída na rede pública de educação. O evento de lançamento contou com a presença dos 40 alunos que produziram os textos, que receberam da Câmara diploma de Honra ao Mérito pela produção.
O primeiro bairro a ter sua história resgatada é o bairro São João, um dos mais antigos de Pouso Alegre. Para o presidente da Câmara, Gilberto Barreiro é fundamental incentivar a produção dos estudantes. “Temos grande orgulho em desenvolver e investir nesse projeto, tanto pelo valor histórico, quanto pela importância de incentivar os nossos jovens a pesquisar e escrever sobre os bairros mais antigos. É muito importante manter viva a memória da nossa cidade. É uma alegria ver esse trabalho acontecer e começando pelo bairro São João, bairro de tanta tradição e história em nossa cidade”, comenta o presidente da Câmara, que nasceu e passou toda a infância no bairro.
“Acompanho os trabalhos da Escola Estadual Geraldina Tosta há muitos anos e acredito muito na formação que lá é passada às nossas crianças e jovens. Prova disso foi a minha indicação para o recebimento da Medalha do Mérito Educacional “Áurea Silveira”, que aconteceu no último dia 11 aqui nesta casa de Leis. Trazer os jovens para serem co-autores de sua própria história é resgatar também a dignidade de cada um, é torná-los cidadãos de bem, capazes de respeitar e garantir seus direitos. É torná-los críticos perante a vida, é fazê-los conscientes da importância da preservação da história, que é sua e de todos também” destacou em seu discurso o vereador Wilson Tadeu Lopes, segundo vice-presidente da Casa, que também é morador do bairro São João.
Em nome do Museu, a assessora da instituição, Cristiane Reis ressaltou a importância de manter viva a memória do bairro, relembrando o trabalho desenvolvido pelo fundador do museu, Alexandre de Araújo. “O que mais me chamou a atenção foi a doçura e a riqueza de detalhes que eu encontrei nesses textos. Ao mesmo tempo em que retrataram a vida cotidiana de tantos personagens, que anteriormente eram anônimos, do nosso querido Bairro São João, fizeram-me também fazer uma viagem no tempo”.
Os textos foram produzidos pelos alunos do 6º e 7º ano da Escola Estadual Geraldina Tosta com a orientação das professoras Lidiane Schmitd e Shirlei Marcelino. Os estudantes saíram pelo bairro São João entrevistando os moradores mais antigos para saber como era a vida, os costumes e hábitos no bairro. Os textos trazem essas recordações contadas em primeira pessoa, como se o próprio morador estivesse contato a história. Em 2015, o Museu Histórico Municipal Tuany Toledo vai iniciar o trabalho em parceria com outras escolas da cidade.
Fonte: ASCOM Câmara Municipal de Pouso Alegre