Parlamento Jovem Legislativo realiza Oficina de Teatro com alunos do Polo Sul de Minas I

Na terça-feira (17/04) foi realizada, no Ponto de Cultura de Extrema/MG uma oficina de atividade conjunta do Polo Sul de Minas 1 do Parlamento Jovem (PJ), da qual as cidades de Extrema, Cambuí, Gonçalves, Córrego do Bom Jesus e Camanducaia fazem parte.

A atividade teve como base a realização de uma oficina de teatro que trabalhou o tema “Teatro, uma ferramenta criativa das problematizações contemporâneas.”. A ação foi realizada pelo ator, diretor e psicólogo Anderson Lopes. Participaram mais de 80 jovens dos cinco municípios que compõem o polo.

Anderson usou como base o Teatro do Oprimido.É um método teatral que reúne exercícios, jogos e técnicas teatrais elaboradas pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal. Os seus principais objetivos são a democratização dos meios de produção teatral, o acesso das camadas sociais menos favorecidas e a transformação da realidade através do diálogo e do teatro. O “Teatro do Oprimido”, de acordo com o próprio Boal, pretende transformar o espectador, que assume uma forma passiva diante do teatro aristotélico, com o recurso da quarta parede, em sujeito atuante, transformador da ação dramática que lhe é apresentada, de forma que ele mesmo, espectador, passe a protagonista e transformador da ação dramática. A ideia central é que o espectador ensaie a sua própria revolução sem delegar papéis aos personagens, desta forma conscientizando-se da sua autonomia diante dos fatos cotidianos, indo em direção a sua real liberdade de ação, sendo todos “espect-atores”.

Os interessados em participar do PJ podem procurar a Câmara dos Vereadores de Extrema. As reuniões acontecem às 18h das quartas-feiras.

Fonte: Câmara de Extrema

IMG_6218

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam