Parte I – O que é descolamento da retina?

retina

O descolamento de retina é um problema grave em que ocorre o descolamento da retina neurossensorial do epitélio pigmentado, podendo provocar perda de visão e cegueira.

A retina possui um importante papel na visão. É uma fina camada de tecido, sensível à luz, localizada na parte mais interna do olho. O sistema ótico do olho foca a luz na retina, esta recebe as imagens e envia-as para o cérebro, através do nervo ótico sob a forma de impulsos nervosos.

O descolamento posterior do vítreo, lesões ou traumas no olho ou na cabeça podem causar rasgaduras ou buracos na retina. As rasgaduras permitem que o vítreo se infiltre para debaixo da retina. O descolamento inicial da retina pode ser localizado ou amplo, todavia se não se efetuar um tratamento rápido toda a retina pode descolar, levando à perda da visão e cegueira.

O descolamento da retina é um problema grave e que necessita de tratamento urgente. Se suspeitar de poder ter um descolamento de retina deve entrar, urgentemente, em contato com um oftalmologista, pois podem advir danos permanentes na visão, caso o descolamento não seja reparado nas primeiras 24 a 72 horas.

Deslocamento da retina é a mesma coisa que descolamento da retina. Muitas vezes, as palavras descolar ou deslocar são utilizadas indistintamente, ou seja, deslocamento de retina ou “retina descolada” são ambas formas de dizer descolamento da retina, sendo, contudo, este último, o termo vulgarmente utilizado pelos médicos oftalmologistas.

Descolamento de retina – tipos

No descolamento de retina podem ocorrer os seguintes tipos: regmatogénio, seroso ou exsudativo e tracional.

Fonte: www.saudebemestar.pt

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam