Pneu também tem vida útil: saiba quando substituir o do seu carro

Responda rápido: você sabe se o pneu do seu carro ainda está dentro da validade? Como você faria essa checagem? Pela marca TWI na banda lateral, pela validade carimbada no lado de dentro ou pela garantia do produto?

Com a polêmica dos Run-Flat, ressurgiu a discussão da vida útil dos pneus. Por isso, conversamos com dois técnicos para esclarecer quando trocar e como ter os cuidados básicos para conservá-los em bom estado.

Devo seguir a data de validade?

Muitas pessoas confundem validade e tempo de uso. Segundo Donizete Bonacini, especialista em pneus, “não tem validade, e sim garantia”. É convenção dos fabricantes oferecerem 5 anos de cobertura a partir da data de fabricação, ou da emissão da nota.

Ou seja, se ocorrer algum problema dentro desse período, a empresa revendedora do pneu será responsável por dizer se houve falha de fabricação ou mau uso pelo condutor.

Data de fabricação é um código

E onde fica a data de fabricação? Carimbada na parte externa do pneu, próximo ao DOT. Os últimos 4 algarismos indicam a semana e o ano em que o pneu foi produzido. Exemplo: se os últimos números são 3416 significa que a fabricação foi na 34ª semana de 2016.

Outra forma mais simples de validar a garantia do pneu é através da nota fiscal. A partir da emissão da nota fiscal, conta-se 5 anos de cobertura. Por isso, a importância de pedir e guardar a nota fiscal na compra do produto.

Uso tem influência

Fábio Magliano, gerente de Produtos Car e Motorsport da Pirelli para a América Latina, afirma que a vida útil do pneu é bastante relativa, e varia de acordo com o tipo de uso. Para pneus de carros de performance, com índices H, Y e ZR (que suportam velocidades acima de 210 km/h), o recomendável é troca em 5 anos, já que pedem maior aderência.

Em carros populares, a recomendação sobe para 10 anos, mas isso quando o produto estiver bem conservado e com balanceamento, alinhamento e calibragem em dia.

Fonte: Revista Auto Esporte

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>